No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A Residência Rainha Dona Leonor, em Viseu, comemora esta sexta-feira (2 de maio) os 31 anos de atividade com uma cerimónia que terá lugar a partir das 15h00.
Segundo a Santa Casa da Misericórdia de Viseu, que gere a valência, o aniversário marca a continuidade de um projeto “que, ao longo de mais de três décadas, tem sido referência no acolhimento e cuidado a pessoas idosas, promovendo uma resposta centrada na dignidade, no conforto e na humanização”.
O espaço também continuar a ser “uma acolhedora e confortável mansão para pessoas idosas” e a estar preparada para responder aos desafios de “um envelhecimento com dignidade, inovação e espírito de missão”.
O projeto começou em 1982, quando a Misericórdia de Viseu aprovou a construção de uma nova residência na Quinta de São Caetano. O nome — Rainha Dona Leonor — foi escolhido como tributo à fundadora das Misericórdias Portuguesas. A obra viria a concretizar-se em 1994.
Hoje, a Residência Rainha Dona Leonor acolhe 150 utentes, dos quais muitos com elevados graus de dependência, o que exige “equipas multidisciplinares especializadas e uma gestão orientada para a excelência”, lembra a Misericórdia de Viseu.
No último ano, a residência iniciou um processo de modernização, centrado na melhoria das infraestruturas e na eficiência energética e hídrica, com um investimento superior a 500 mil euros. O projeto pretende reduzir a pegada ambiental, otimizar os custos operacionais e melhorar as condições de habitabilidade para utentes e profissionais.
As comemorações desta sexta-feira incluem uma missa na capela da residência, um lanche convívio com música ao vivo e o tradicional corte do bolo de aniversário.