Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A escritora e poetisa Maria Natália Miranda, natural de Canas de Senhorim, está em destaque na nona edição do festival literário Elos, organizado pelo Município de Nelas, que homenageia, este ano, uma autora do concelho. A nona edição do festival literário Elos arranca no sábado, dia 10, na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, no distrito de Viseu, anunciou esta segunda-feira a Câmara.
O festival inicia com a inauguração de uma exposição sobre a “Vida e obra de Maria Natália Miranda”, dando a conhecer “uma vida dedicada à criação e promoção literária da escritora e poetisa de Canas de Senhorim e do mundo”, que nasceu há 100 anos.
O programa do Elos termina, no dia 17, na Fundação Lapa do Lobo, com o espetáculo “Madrugada”, dedicado à escritora. Foi criado pela instituição de forma a homenagear a autora que doou um exemplar de cada uma das suas obras à biblioteca da fundação.
Segundo a Fundação Lapa do Lobo, Maria Natália Miranda (1925 – 2018) conta com “mais de 60 obras em vários campos: poesia, infantojuvenis e pedagógicos, que lhe valeram cerca de 400 prémios literários no país e estrangeiro”.
“É autora de poemas que ainda hoje se ouvem em marchas populares de Lisboa e no Carnaval de Canas de Senhorim. […] Nenhum texto fará jus à gratidão que sentimos pelo contributo educativo e herança cultural que Maria Natália Miranda nos deixa”, destacou a fundação.
Durante a semana, decorrem diversas atividades, como momentos musicais, o lançamento do livro “João das Canas” e ainda a entrega dos prémios do concurso literário “Prémio Fidelidade Maria Natália Miranda”.
Segundo o presidente do Município, Joaquim Amaral, Nelas vai também inaugurar no decorrer do festival a “primeira editora com sede no concelho, a Alma Letra”, que acolherá um encontro de autores concelhios intitulado “Sair da gaveta”.
A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes acolhe também, durante a semana, uma feira do livro, sessões do Clube de Leitura, sob o tema “Livros de cabeceira”, ateliês e sessões de contos.
O edifício multiusos de Nelas e uma unidade hoteleira são também locais de atividades do festival literário, desde momentos musicais a leituras às cegas, assim como a Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, que inaugura o Painel Maria Natália Miranda, onde consta um mapa da freguesia e “referências a diversos locais” presentes na obra da escritora.
A Câmara desafia ainda a comunidade a fazer o “percurso de bicicleta entre as vilas de Nelas e Canas de Senhorim, com momentos de leitura da obra de Maria Natália Miranda”, agendada para domingo.
O festival Elos conta, mais uma vez, com os “Leitores de Fraque” que “vão andar nas diversas freguesias do concelho a ‘cobrar’ as dívidas de leitura aos mais distraídos”.