Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
Os peregrinos que vão a caminho de Fátima podem contar com o acolhimento do Movimento da Mensagem de Fátima, da Diocese de Viseu, que até quinta-feira (8 de maio) volta a dar-lhes apoio voluntário antes das tradicionais cerimónias do 13 de Maio.
São cerca de 300 os peregrinos inscritos que, além da dormida no Seminário Maior, vão poder desfrutar gratuitamente de cuidados de higiene, saúde, alimentação e apoio religioso com a oração do terço e a missa.
Segundo a presidente do Movimento da Mensagem de Fátima, Isabel Martins, a maioria dos grupos vem do centro norte do país e vão ser apoiados por dezenas de voluntários incluindo médicos, enfermeiros, alunos de enfermagem, fisioterapeutas e massagistas oriundos da Escola Superior de Saúde de Viseu e do Instituto Piaget, além de profissionais da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde.
A Diocese de Viseu também colabora com o apoio espiritual, através dos seus padres.
“Todos os anos apoiamos os peregrinos a pé, nas várias vertentes. No que respeita à alimentação, damos sempre uma refeição e, no caso de ser mais do que uma, damos sempre uma sopa nutritiva e o pequeno-almoço. Independentemente das horas a que saem daqui, vão sempre com o pequeno-almoço tomado”, diz Isabel Martins.
A responsável reconhece ainda que o apoio dado aos peregrinos “só é possível com a colaboração de todos os voluntários e dos responsáveis do Seminário que estão sempre disponíveis”. Empresas locais ajudam na iniciativa através da doação de alimentos e produtos de saúde para os curativos.
Para os peregrinos que vão este ano a pé a Fátima, Isabel Martins pede que os mesmos sejam incentivados a fazer uma peregrinação e não uma caminhada. Por isso, defende a formação dos guias, algo que considera “muito importante”.