Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
A padaria Rustica Bakery and Brunch, de Viseu, foi uma das vencedoras do concurso “O Melhor Pão de Portugal” que decorreu no passado sábado (10 de maio) no Museu do Pão, em Seia. A padaria ganhou na categoria Trigo.
Já a Padaria Dias, da Covilhã, arrecadou três medalhas de ouro com o melhor pão de sementes, melhor pão de centeio e melhor pão inovação. E a Pastelaria Moinho Novo, de Tentúgal, foi a grande vencedora na categoria Broa.
Os pães a concurso foram avaliados em prova cega, por um júri composto por 27 profissionais do setor e presidido pelo chef Hélio Loureiro.
Os jurados analisaram o sabor, a textura, o aroma e a apresentação de cada pão, premiando os que melhor representam a excelência do pão português.
O padeiro chef do Museu do Pão e membro do júri, Michael Fonseca, disse que o concurso foi “uma celebração da arte e da paixão pela panificação”.
“No Museu do Pão, sempre acreditámos que cada pão carrega consigo a história, a cultura e o saber de quem o faz. Poder reconhecer e premiar os melhores pães de Portugal é uma forma de honrar essa tradição e, ao mesmo tempo, inspirar novas gerações a continuarem a reinventar esta arte tão essencial”, disse.
O “Melhor Pão de Portugal” é uma iniciativa conjunta da ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares e do Museu do Pão, distinguindo os melhores pães de Portugal em cinco categorias: Trigo, Sementes, Centeio, Broa e Inovação.
O objetivo é estimular a melhoria da qualidade do pão, bem como dignificar e dinamizar o setor da panificação em Portugal.