Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), em Viseu, comemora este fim de semana (17 e 18 de maio) a Noite Europeia e o Dia Internacional dos Museus com apresentação de catálogo, oficinas, concertos e visitas guiadas.
O espaço museológico vai apresentar este sábado às 16h00 o catálogo “Um Fio Invisível – Coleção Ernesto Pais de Almeida”, que resulta do estudo da respetiva coleção, constituída maioritariamente por pintura estrangeira dos séculos XVII e XVIII, com destaque para a paisagem e a pintura religiosa, que integra uma das salas de exposição permanente do MNGV.
O museu também vai acolher uma oficina de gravura inspirada na exposição “Paula Rego – Meninas Exemplares”, que está patente até 29 de junho. A atividade pretende dar a conhecer “uma abordagem sustentável” à técnica de gravura, a pensar nos jovens. Já os mais pequenos terão a oportunidade de conhecer a pintura naturalista através de sons, cheiros e texturas sugeridas nas obras expostas na exposição permanente.
O programa inclui ainda um concerto de José Pedro Pinto no Órgão Fontanes, Tesouro Nacional do século XVIII patente no MNGV, e com leitura de documentos históricos por Teresa Queirós, um concerto de guitarra portuguesa e um ensemble de flauta transversal pelos alunos do Conservatório de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.
O MNGV também irá oferecer visitas orientadas à exposição temporária de Paula Rego, à mostra “João da Silva – Coleção do Museu Nacional Grão Vasco” e aos 25 Tesouros Nacionais patentes no espaço.
As inscrições para as oficinas estão abertas até sexta-feira (dia 16) através do endereço de e-mail se.mngv@museusemonumentos.pt.
Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, refletindo sobre o papel dos museus como catalisadores de mudança, inovação e inclusão social.