Foto em Taizé_1
Projeto_Florestal_Pos_Incendios_fev2026
joão cardoso PSD Cinfães
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Grupos e personalidades de Vouzela homenageados no feriado municipal

Grupos e personalidades de Vouzela homenageados no feriado municipal

Câmara distinguiu o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, os Guardiões da Tradição dos Tapetes de Flores do Corpo de Deus, José Martins – ex-chefe das obras da própria autarquia – e Raquel Ferreira – que foi diretora do Agrupamento de Escolas local

 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco
14.05.25
Jornal do Centro
partilhar
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco
14.05.25
pub
 Grupos e personalidades de Vouzela homenageados no feriado municipal

Dois grupos e outras tantas personalidades de Vouzela foram homenageadas esta quarta-feira (14 de maio) na sessão solene do feriado municipal.

A Câmara distinguiu o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, os Guardiões da Tradição dos Tapetes de Flores do Corpo de Deus, José Manuel Madeira Martins – ex-chefe das obras da própria autarquia – e Maria Raquel Marques Ferreira – que foi diretora do Agrupamento de Escolas local.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Carlos Oliveira, sublinhou que Vouzela celebrava “não apenas o feriado municipal, mas a fortaleza de uma comunidade unida que enfrenta os desafios com determinação e otimismo”.

“As homenagens que hoje prestamos mostram-nos que a constância, a persistência, a dedicação, e acima de tudo o serviço público, têm um valor inestimável. A missão de servir a causa pública, transversal a todos os nossos homenageados, deve ser dignificada e honrada pelos que a vivem e por todos nós que dela precisamos. Respeitemos e acarinhemos quem faz, quem se entrega e quem vive a missão de trabalhar para a comunidade, seja numa associação, numa paróquia, numa escola ou numa autarquia. Que este dia nos recorde o imenso potencial que pulsa em cada canto de Vouzela”, afirmou.

Após receber a condecoração municipal em nome do grupo a que preside, o presidente do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, Jorge Rocha, lembrou que, nos últimos 33 anos, a instituição “tem-se dedicado à preservação e divulgação não só da música tradicional de Queirã e da região, mas também à recolha e preservação das tradições”.

Pelos Guardiões da Tradição dos Tapetes de Flores do Corpo de Deus, o padre Ricardo Oliveira recordou a importância da celebração católica em terras como Vouzela, onde os tapetes de flores são a imagem de marca. “Um belíssimo tapete florido que é um encanto e que é feito por estes guardiões, estas gentes da nossa terra e outras que, no dia anterior ou no próprio dia, se juntam para a fazer”, sublinhou.

Já José Martins admitiu sentir que preencher muita da sua vida “com a Câmara e com o municipalismo” e que se tornou “uma referência da casa”. “O tempo passou e tive sorte. Tive sorte de aprender com gente anónima, humilde e desinteressada. Tive sorte de ter amigos, inimigos, quejandos e assim assim. Tive a sorte de ser esperançoso sem ter tédio, de ser empático perante os reveses dos outros e de excomungar a apatia”, afirmou.

E Raquel Ferreira partilhou a homenagem a ela concedida com a família, a escola e as mulheres anónimas que “são discriminadas e a quem não são proporcionadas a sua participação na vida política e associativa, em ações culturais e formativas, cortando-lhes a liberdade”. “Colegas, amigos e população em geral, continuem a contar comigo e estarei sempre convosco pela escola, mas sobretudo por Vouzela”, disse.

 Grupos e personalidades de Vouzela homenageados no feriado municipal

O Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, com mais de três décadas de existência, foi reconhecido pelo papel fundamental na preservação e promoção da identidade cultural local, através de uma atuação pautada pela autenticidade e dedicação.

Já os Guardiões da Tradição dos Tapetes de Flores do Corpo de Deus mantêm viva a tradição num trabalho que junta fé, arte e comunidade, dando cor e vida às ruas de Vouzela ano após ano.

José Martins dedicou 40 anos ao trabalho como chefe da Divisão de Obras Municipais da Câmara, desempenhando um papel no desenvolvimento urbanístico e estrutural do concelho. E Raquel Ferreira dedicou cerca de quatro décadas ao cargo de diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela e envolveu-se ativamente na vida política, pública e associativa.

 Grupos e personalidades de Vouzela homenageados no feriado municipal
pub
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco

Notícias relacionadas

Procurar