Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A companhia de teatro Cem Palcos disponibilizou recentemente o vídeo da performance “Sete Andamentos para uma Cave”, criada e interpretada por José Carlos Sousa, com dramaturgia de João Ricardo Pedro.
O espetáculo foi apresentado em maio de 2024, no âmbito do ciclo NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias, e conta a história de dois irmãos que enfrentam uma ameaça na casa onde cresceram.
“Numa noite de Inverno, dois irmãos enfrentam a possibilidade de uma ameaça. Vivem sozinhos, na casa onde cresceram, rodeados de memórias e fantasmas. Será essa ameaça real ou imaginária? Lá fora, continua a nevar…”, refere a sinopse. O vídeo pode ser visto no YouTube.
A Cem Palcos também disponibilizou novos episódios dos seus podcasts “Cem Rodeios” e “Ao Décimo Dia”. No “Cem Rodeios”, foi entrevistada a figurinista Cláudia Ribeiro, que prestou apoio à mais recente criação da CEM Palcos com a Companhia de Teatro Jovem Primeiro Andar, “Haute Rupture”.
“Estivemos à conversa, sem rodeios, sobre o conceito de “sustentabilidade”. Segundo o Periberam, sustentabilidade é a “qualidade ou condição do que é sustentável ou o modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar.” Como este conceito se reflete na arte e na criação de figurinos?”, enaltece a Cem Palcos.
Já no “Ao Décimo Dia”, há dois novos episódios do podcast integrado no programa NOVe com conversas com Clara Vieira e Aleksandra Demina no âmbito de “Big Feeling” e com José Carlos Sousa e João Ricardo Pedro sobre o espetáculo que ambos desenvolveram.
“Dois episódios, dois momentos de imersão em universos distintos, um pela caminhada da imigração, outro para uma cave. Para ouvir, partilhar e descobrir o que acontece ao décimo dia”, conclui a Cem Palcos.