arquivo_municipal-tondela
EtarCubos mangualde
030624141051c0c954a3a268bfc515e88839a41a25de5bd1b194
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui!

Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui!

Oito lugares e 13 partidos. Acompanhe ao minuto as votações e os resultados na região de Viseu

 Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui! - Jornal do Centro
18.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui! - Jornal do Centro
18.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui! - Jornal do Centro

Viseu já tem quatro deputados eleitos. IL sobe e BE cai

Ainda sem resultados finais, com 15 freguesias por apurar, a AD já elegeu três deputados (António Leitão Amaro, Pedro Alves e Inês Domingos), enquanto que o Chega já elegeu João Tilly e o PS Elza Pais.

Os resultados até agora apurados dão conta de que o Chega é a segunda força partidária mais votada, contrariamente ao que aconteceu há um ano em que foi o PS. A AD ganhou em todos os concelhos do distrito de Viseu.

Em 2024, numa altura em que tinham sido eleitos quatro deputados, tantos como agora, o Chega tinha 19,90 por cento, enquanto que agora são 22,49 por cento. O PS estava em 27,48 e agora em 21,57, uma queda de seis por cento.

Neste momento (21h00) a quarta força mais votada é o IL. No ano passado foi o ADN que surge agora em quinto lugar. O Livre ocupa a sexta posição, seguindo-se a CDU e depois o Bloco de Esquerda que volta a cair também comparativamente a março de 2024.

Viseu elege oito deputados.

AD vence em todos os concelhos do distrito de Viseu

António Leitão Amaro, cabeça de lista da AD, foi o primeiro deputado a ser eleito pelo Círculo de Viseu numa altura em que faltam 88 freguesias por apurar e a coligação vence em todos os concelhos do distrito.

De acordo com os dados provisórios, o Chega é a segunda força mais votada. O PS só aparece em segundo lugar (ainda há três concelhos sem informação) em seis municípios.

Onde os candidatos por Viseu passam a noite eleitoral?

O cabeça de lista da AD por Viseu, Leitão Amaro, vai aguardar os resultados eleitorais em Lisboa, junto de Luís Montenegro. O até agora ministro da Presidência está no hotel no centro de Lisboa juntamente com a “comitiva” do PSD e CDS.

Já Elza Pais, do PS, está na sede do PS, junto aos restantes elementos da lista, o mesmo acontecendo com João Tilly, cabeça de lista do Chega.

É na sede do Bloco de Esquerda Distrital, em Viseu, que David Santos aguarda os resultados eleitorais, enquanto que Alexandre Hoffmann, da CDU, está em Lamego, cidade de onde é natural.

João Antas de Barros, da Iniciativa Liberal, está a acompanhar a noite eleitoral junto de militantes do partido na sede nacional, em Lisboa.

Projeções das televisões apontam para abstenção entre 34,7% e os 47,7%

As mesas de voto para as eleições legislativas antecipadas encerraram hoje às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, fechando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horária. 

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar para as eleições legislativas antecipadas de hoje 10,8 milhões de eleitores.

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas indicam que deverá situar-se entre os 34,7% e os 47,7%.

Os líderes dos partidos com assento parlamentar votaram todos durante a manhã, tendo sido unânimes no apelo ao voto e com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, a afirmar que os portugueses procuram uma “solução de estabilidade”. 

Também o Presidente da República fez esta tarde um novo apelo à participação dos portugueses e indicou que tenciona convocar os partidos na segunda-feira, para os ouvir “calmamente, serenamente” ao longo da semana.

O ato eleitoral decorreu com normalidade, com apenas registo de atrasos no início da votação presencial, devido à necessidade de lançar em urna os votos antecipados, disse fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE) à Lusa de manhã. 

Houve uma queixa de Miguel Coelho (PS), presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, que afirma ter sido hoje agredido à porta de uma mesa de voto em Alfama.

Já o Bloco de Esquerda/Madeira apresentou uma queixa à CNE contra o presidente do Governo Regional madeirense, Miguel Albuquerque, argumentando que o governante divulgou um vídeo de apelo ao voto na Aliança Democrática (AD).

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 26,5 milhões de euros.

Concorrem a estas eleições 21 forças políticas, mais três do que nas eleições de março do ano passado.

O Partido Liberal Social (PLS) é o único partido estreante neste ato eleitoral, juntando-se a AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.

Quem concorre, como ficou há um ano

O distrito de Viseu divide atualmente os seus oito deputados pelo Partido Socialista (PS), Aliança Democrática (AD) e Chega. A AD venceu em março de 2024 com 36,36 por cento dos votos.

 Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui! - Jornal do Centro

Fonte: RTP

Os eleitores do distrito de Viseu tiveram 13 opções de voto. As principais candidaturas mantiveram a aposta nos cabeças de lista de 2024, com Leitão Amaro (AD – Coligação PSD/CDS-PP) e Elza Pais (PS).

O tondelense Leitão Amaro, que é ministro da Presidência, vice-presidente do PSD e professor universitário, encabeça uma lista com poucas mexidas comparativamente à apresentada em 2024.

O PS voltou a apostar na investigadora e antiga secretária de Estado da Igualdade Elza Pais, natural de Mangualde e que é a única mulher a encabeçar uma lista pelo círculo eleitoral de Viseu.

Na lista do Chega, os dois primeiros lugares voltam a ser ocupados por João Tilly e Bernardo Pessanha.

No boletim estarão 13 opções de voto (menos uma do que em 2024): Alternativa Democrática Nacional (ADN), Iniciativa Liberal (IL), Partido Popular Monárquico (PPM), AD – Coligação PSD/CDS-PP, Reagir Incluir Reciclar (RIR), Ergue-te, Nova Direita, Bloco de Esquerda (BE), Volt, Coligação Democrática Unitária (CDU), Chega, Livre e PS.

Além da AD – Coligação PSD/CDS-PP, do PS e do Chega, também o RIR e a CDU repetem os cabeças de lista, Luís Lourenço e Alexandre Hoffmann Castela, respetivamente.

Pedro Pinto é a aposta do Ergue-te, David Santos do BE, Miguel Won do Livre, Jorge Vide do Volt, João Antas de Barros da IL, Luís Rafael Almeida da ADN e João Carlos Andrade da Nova Direita.

Contrariamente às legislativas passadas, o Pessoas – Animais – Natureza (PAN) e a Alternativa 21 decidiram não concorrer em Viseu. Desta vez fora da coligação AD, o PPM apostou em Luís Duarte Almeida como cabeça de lista.

pub
 Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui! - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Resultados e reações: a noite eleitoral no distrito de Viseu é aqui! - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar