Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…
Filmar num restaurante é um desafio delicioso: há vapor nas lentes, comida…
Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…
A Câmara de Santa Comba Dão e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) promovem no próximo dia 31 de maio a conferência “Fernando Oliveira – Um Humanista Pioneiro” no salão nobre dos Paços do Concelho.
A sessão conta com a participação de Aida Sampaio Lemos, do IECCPMA, e José Eduardo Franco, do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. O evento marca o lançamento de um projeto de divulgação e promoção do papel de Fernando Oliveira, também conhecido como Fernão de Oliveira.
Uma personalidade que marcou a época do Renascimento em Portugal, terá nascido em Gestosa, localidade do concelho de Santa Comba Dão, em 1507 e morreu em Aveiro, em 1581. É reconhecido como o primeiro gramático português e foi ainda engenheiro naval, historiador e um dos primeiros críticos da escravatura.
As inscrições para assistir à sessão, presencialmente ou virtualmente, estão abertas e podem ser feitas pelo endereço de e-mail ceg.estudosglobais@uab.pt.
A iniciativa – marcada para começar às 15h00 de 31 de maio – nasce de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara de Santa Comba Dão e o IECCPMA em novembro de 2024, com o objetivo de promover e divulgar o vasto legado científico e humanista de Fernando Oliveira.
O projeto inclui ainda uma exposição itinerante, um documentário multimédia e um simpósio internacional.