bombeiros carro sapadores de viseu
mau tempo
Chaves Ministro Miguel Pinto Luz inicia roteiro Ver para Fazer
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
Home » Destaque » Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato

Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato

Teatro Viriato recebe esta sexta-feira (30 de maio) a estreia da cine-performance “O interior: outras histórias dos lugares através da música”

 Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato
26.05.25
fotografia: Tiago Pereira/Teatro Viriato
partilhar
 Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato
26.05.25
Fotografia: Tiago Pereira/Teatro Viriato
pub
 Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe esta sexta-feira (30 de maio) a estreia da cine-performance “O interior: outras histórias dos lugares através da música”, cujo primeiro capítulo retrata o distrito.

O projeto foi realizado por Tiago Pereira, diretor artístico do projeto “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”, e a partir de uma encomenda do próprio Teatro Viriato.

Neste primeiro capítulo, o realizador narra as histórias da região e dá voz aos músicos, às associações, às cooperativas, aos movimentos socioculturais e às pessoas da música que tocam, programam, ouvem e divulgam a música na região, procurando responder a perguntas sobre quem produz música em Viseu, como é a música amadora, a música profissional e como se arrisca na área.

“Chegámos a Viseu e gravámos a música que encontrámos, colocando questões a quem a suporta: músicos, associativistas, dirigentes de coros, programadores, curadores, jornalistas e cientistas sociais. Realizámos gravações para uma performance do coletivo Sampladélicos, em 2013, para o festival Jardins Efémeros, e, a convite do Teatro Viriato, em 2024, permitindo uma comparação da cena musical viseense num período de 11 anos. A partir daí, criámos narrativas diferentes que constituem diferentes blocos audiovisuais, como se fossem pequenos documentários”, explica Tiago Pereira, citado num comunicado do Teatro Viriato.

O realizador refere que a apresentação vai misturar “vídeo em tempo real com música ao vivo, com uma terceira camada de improviso em jeito de monólogo, da minha autoria, narrando impressões sobre o tema e contando histórias do que vivi”.

Por isso, a acordeonista e performer Sónia Sobral e o DJ e produtor Diogo Figueiredo vão atuar ao vivo nesta cine-performance que quer levar o público a “uma reflexão sobre contextos musicais, memória, identidade e outras formas de contar as histórias dos lugares, misturando sempre géneros musicais e protagonistas”, enaltece o Teatro Viriato.

A cine-performance está marcada para começar às 21h00 desta sexta-feira. Os bilhetes já estão à venda online e na bilheteira do Teatro Viriato.

pub
 Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato

Outras notícias

pub
 Música de Viseu retratada em cine-performance no Teatro Viriato

Notícias relacionadas

Procurar