No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…
Com 91 anos, o Sr. Manuel Cardoso tem memória fina, mão firme…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Arrancou esta segunda-feira (26 de maio) a Semana Solidária da Freguesia de Viseu. A iniciativa quer refletir sobre temas como habitação digna, políticas de proximidade e intervenções em contexto de risco.
A Semana Solidária arrancou hoje com uma recolha de produtos de higiene pessoal, destinada a apoiar famílias carenciadas da freguesia e que vai decorrer ao longo desta semana. O presidente da Junta, Diamantino Santos, já apelou à participação da população e das empresas. A recolha será centralizada na sede da Freguesia, no Solar dos Peixotos.
Já esta manhã, a Freguesia de Viseu assinou protocolos com instituições como a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV), a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), o Centro Paroquial de São José e a Cáritas de Santa Maria.
Esta terça-feira (dia 27) é dedicada à saúde e bem-estar. Entre as 10h00 e as 17h00, terão lugar rastreios de saúde junto à Igreja dos Terceiros, ao lado do Rossio. E, pela tarde, vai decorrer uma sessão técnica que aborda o impacto do stress e da ansiedade no quotidiano.
Na quarta-feira (dia 28), o Parque Aquilino Ribeiro recebe a “Tenda do Livro”, uma parceria com a Alma Viseu e que visa os mais novos. À tarde, a Mata do Serrado acolhe atividades lúdicas e culturais que culminam com um espetáculo da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, na Fonte da Ribeira, pelas 18h30.
Já a manhã de quinta-feira (dia 29) será dedicada a um diálogo intergeracional com ateliês seniores da freguesia e os alunos da Escola Secundária Emídio Navarro, numa ação promovida também com estagiárias de Educação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. À tarde, das 14h30 às 16h30, será debatido o tema “Housing First” (habitação digna) numa sessão em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza.
Na sexta-feira (dia 30), o último dia da Semana Solidária é dedicado à diversidade cultural com uma tarde de apresentações artísticas e momentos de convívio no Centro Pastoral de Viseu.
O evento termina com uma conferência no Solar dos Primes, às 18h30, subordinada ao tema “A cultura como instrumento de inclusão social” e organizada em parceria com a ProViseu, que gere o Conservatório de Música Azeredo Perdigão.
Segundo Diamantino Santos, este será “um momento de reflexão sobre o papel que a cultura pode e deve ter na aproximação de comunidades e na promoção da coesão social”.