IP3
bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Procissão do Triunfo de Lamego classificada como Património Cultural Imaterial

Procissão do Triunfo de Lamego classificada como Património Cultural Imaterial

Procissão que marca as festas de Nossa Senhora dos Remédios foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

pub
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato
06.06.25
fotografia: Câmara de Lamego
partilhar
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato
06.06.25
Fotografia: Câmara de Lamego
pub
 Procissão do Triunfo de Lamego classificada como Património Cultural Imaterial

A Procissão do Triunfo, que integra as festas de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A decisão do instituto público Património Cultural foi publicada esta sexta-feira (6 de junho) em Diário da República.

A procissão, que é realizada há mais de 130 anos – sempre no dia 8 de setembro – e constitui o ponto mais alto das festas que marcam a agenda de Lamego entre os meses de agosto e setembro, atrai multidões em torno da padroeira da cidade.

Agora, a procissão que se carateriza pelos andores armados em cima de coches puxados por bois foi classificada como património cultural imaterial.

No Diário da República, o anúncio assinado pelo presidente do Património Cultural, João Soalheiro, destaca a “importância da manifestação do património cultural imaterial enquanto prática religiosa identitária” das comunidades de Lamego e dos concelhos vizinhos e os “processos sociais e culturais nos quais teve origem esta manifestação, com fontes documentais que datam o seu início no século XIX”.

Uma procissão que permaneceu e continuou até aos dias de hoje, “mas cujas origens remontam aos cultos religiosos praticados nesta região desde o século XIV”, acrescenta o documento que também salienta “as dinâmicas de que são hoje objeto a manifestação e os modos em que se processa a sua transmissão, reforçando as relações entre diferentes gerações”.

A candidatura foi preparada pela Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, que tutela a procissão. Em abril e em declarações à agência Lusa, o responsável pela elaboração da candidatura, Fernando Cabral contou que, apesar de a Procissão de Triunfo datar de 1894, ela tem raízes em outras procissões que se realizavam em homenagem a Santo Estêvão nos séculos XIV e XV e depois, nos séculos XVI, XVII e XVIII, à Nossa Senhora dos Remédios, mas em datas e com características distintas.

A Procissão de Triunfo constitui o momento mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, considerada a mais antiga romaria que se realiza em território português.

“Tem características únicas no mundo”, frisou Fernando Cabral, autor do livro “Procissão de Triunfo – Património da Humanidade”, acrescentando que, entre as várias particularidades desta manifestação religiosa, está a presença dos bois no transporte dos carros-andores.

Segundo o autor da candidatura, “coches que são originais de 1894 foram ligeiramente adaptados para acomodarem os andores, transformando-se em carros-andores”.

pub
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato

Outras notícias

pub
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato

Notícias relacionadas

Procurar