policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Viseu acolhe a 4 de julho conferência sobre a indústria da Defesa

Viseu acolhe a 4 de julho conferência sobre a indústria da Defesa

A conferência “DefenseTech” vai decorrer durante um dia no Solar do Dão

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
06.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
06.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu acolhe a 4 de julho conferência sobre a indústria da Defesa

Viseu quer afirmar-se como um polo emergente da indústria de Defesa e o primeiro passo está a ser dado com a conferência “DefenseTech” que se realiza na cidade a 4 de julho. 

Na apresentação da conferência, que decorreu esta tarde de sexta-feira no salão nobre da Câmara Municipal, o presidente da autarquia falou numa oportunidade de “juntar empresários e a massa cinzenta académica” da região para desenvolver uma indústria que pode ser feita dentro de portas, em vez de ser comprada a terceiros. “Queremos fazer cá o que encomendamos aos outros”, resumiu Fernando Ruas. Antes, também o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Paulo Maia, abordou a necessiadde de Portugal se afirmar como espaço de inovação nesta área. “Não faz sentido adquirir equipamento fora quando temos qualidade que dá e sobra para promover a nossa indústria na Defesa”, disse.

A conferência do dia 4 de julho tem como objetivo posicionar o concelho de Viseu como um território de referência no setor da Defesa, com enfoque particular nas tecnologias de uso dual, ou seja, com aplicação tanto no setor militar como no civil. 

“Viseu quer ser parte ativa na Estratégia Nacional de Defesa. Acreditamos que temos os recursos, a vontade política e a capacidade técnica para acolher e potenciar o desenvolvimento de uma nova geração de indústria, capaz de gerar valor, conhecimento e soberania. Este evento é o primeiro passo”, sublinhou, ainda, Fernando Ruas. 

O programa da conferência inclui vários painéis temáticos, onde serão debatidas as oportunidades no setor da Defesa, o mercado nacional e internacional, as vantagens e desafios de instalar indústria de Defesa em território nacional, e o papel da consultoria especializada. Entre os oradores confirmados, destacam-se representantes de empresas e instituições como a idD Portugal Defence, Leonardo, SpA, Beyond Vision, Grey Moose, Pulsar Development International e o Instituto Pedro Nunes.

A iniciativa contempla, igualmente, momentos de networking, um almoço de convívio, sessões de perguntas e respostas com empresas locais, e uma sessão de reuniões bilaterais (business matchmaking) entre empresas, Forças Armadas, multinacionais e investidores.

A “Viseu DefenseTech 2025” marca o arranque de uma agenda mais vasta, dedicada à reindustrialização tecnológica e estratégica do território, que terá continuidade com outros eventos e culminará com a realização da Semana do Exército, entre os dias 21 e 26 de outubro, também em Viseu, numa organização conjunta do Exército Português e da CIM Viseu Dão Lafões.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar