Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José Santos Costa, foi reeleito esta terça-feira, 1 de julho. A reunião do Conselho Geral da Instituição decorreu na Aula Magna do IPV.
José Costa é o atual presidente da instituição e foi o único candidato ao mais alto cargo, sendo reconduzido por unanimidade.
Segundo nota enviada pelo Instituto, o presidente reeleito apresentou, durante a sessão, o programa para um novo mandato, “que agora se inicia com múltiplos e exigentes desafios”, entre os quais o aumento do número de estudantes e “a consolidação da internacionalização do IPV”.
O agora reeleito presidente recorda que em 2020 o IPV contava com 6 110 estudantes e que atualmente estão 6 674 registados, “um número que nos orgulha, mas que não nos satisfaz”.
José Costa diz que o objetivo é atingir cerca de oito mil estudantes até 2030 e apontou os principais eixos estratégicos para o futuro do Instituto: “A ligação à comunidade é para reforçar e fidelizar, tornando o IPV o topo da pirâmide do sistema educativo da região, respondendo de forma eficaz às necessidades e expectativas dos jovens”.
Além disso, a instituição, em nota de imprensa, refere que “a investigação é, cada vez mais, uma aposta e uma exigência do ensino superior em Portugal, e o IPV está nesse caminho”. Quanto à internacionalização, “a integração na aliança EUNICE representa uma grande conquista, colocando-nos na linha da frente das universidades europeias”.
O presidente do IPV relembra que “num mundo em que a mobilidade é uma realidade incontornável, temos condições para acolher estudantes da lusofonia e, simultaneamente, proporcionar aos nossos alunos experiências e vivências noutros países”.
José Costa deu destaque ainda à proposta de alteração da designação institucional de Instituto Politécnico para Universidade Politécnica como uma “grande vitória a consumar-se futuramente”.
Segundo o Politécnico de Viseu, “a recondução do Professor José Santos Costa representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, pautado pela dedicação, visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento do Instituto Politécnico de Viseu, afirmando-o como uma referência no ensino superior nacional e no reforço da sua ligação à comunidade envolvente”.