fernando ruas
Conf Rampa Caramulo 1
Judo Clube Viseu
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Cultura » O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira

O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira

Camilla George, Mano a Mano e Tito Paris no cartaz do “Que Jazz É Este?”

 O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira - Jornal do Centro
08.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira - Jornal do Centro
08.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira - Jornal do Centro

Arranca esta quarta-feira, 9 de julho, a 13.ª edição do festival “Que Jazz É Este?”, que decorre até dia 20 em Viseu, com extensões aos concelhos de Tondela e Carregal do Sal. 

O festival é organizado pela Gira Sol Azul e financiado pelo programa Eixo Cultura do Município de Viseu, e inclui concertos, jam sessions, oficinas e rádio ao vivo. Todas as atividades são de entrada livre, com apelo ao “donativo consciente”.

O festival começa com o “Jazz ao Domicílio”, uma iniciativa que leva a cultura a quem não pode deslocar-se. Este ano, será apresentado um filme-concerto com banda sonora original da trompetista Jasmim Pinto para The Playhouse, de Buster Keaton. 4

A apresentação vai decorrer no Estabelecimento Prisional de Viseu, no Internato Vitor Fontes e no Hospital Psiquiátrico. A mesma proposta vai ser exibida ao público geral no dia 17 de julho, na Casa do Miradouro.

No dia 11 de julho, começa a colaboração com a ACERT em Tondela, com um concerto do Coletivo Gira Sol Azul e do músico cabo-verdiano Tito Paris. O concerto repete-se a 19 de julho no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu.

A 12 de julho, os alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela levam o “Jazz na Rua” a várias zonas da cidade. Nesse mesmo dia, o quarteto de João Rocha atua na Pousada de Viseu. A 13 de julho, em Carregal do Sal, a Gira Big Band presta homenagem à cantora Vera Lúcia, natural de Viseu e com percurso ligado à rádio e à música brasileira nas décadas de 1950 e 1960.

A segunda semana do festival decorre entre 17 e 20 de julho. A 17, o Museu Nacional Grão Vasco acolhe o concerto dos irmãos Mano a Mano com a “Trilogia das Sombras”, inspirado na obra de Lourdes Castro, com participação do performer Tiago Martins.

A 18 de julho, a saxofonista Camilla George apresenta-se no Parque Aquilino Ribeiro, naquele que será o seu único concerto em Portugal. “Este ano levamos um trabalho original”, referiu Ana Bento, diretora artística do festival, durante a conferência de imprensa de apresentação.

No mesmo dia, na Casa do Miradouro, João Mortágua junta-se aos músicos Emanuel e Toy Matos num projeto de fusão entre raízes ciganas e improvisação jazzística.

No dia 19 de julho, o Teatro Viriato recebe o trio da pianista suíça Marie Kruttli. Paralelamente, o jardim da Casa do Miradouro acolhe sessões da oficina Radioactiva e outras propostas. A 20 de julho, o mesmo espaço recebe o quarteto Analogik de Zé Almeida.

O encerramento do festival está marcado para o dia 20 de julho, com o concerto de New Max (Tiago Novo), no Parque Aquilino Ribeiro. O músico apresenta o projeto Phalasolo, centrado na música negra e na cultura portuguesa.

O Carmo’81 acolhe, a 16 de julho, a primeira edição do Encontro de Escolas “So What?”, que promove o intercâmbio entre alunos de escolas profissionais de música. De 17 a 19 de julho decorre o 17.º Workshop de Jazz de Viseu, orientado por André Matos e Gonçalo Marques.

Ao longo do festival, realizam-se jam sessions diárias. Desde 2015, a Rádio Rossio acompanha o evento com transmissões em direto a partir do Parque Aquilino Ribeiro, em parceria com a Rádio Jornal do Centro.

“Este vir para a rua também tem a ver com uma coisa que todos reforçamos e continuamos a achar que é importante, que é ir ao encontro das pessoas”, afirmou Ana Bento na apresentação do festival.

A vereadora da Cultura da Câmara de Viseu, Leonor Barata, destacou que o festival “é um dos nossos eventos âncora” e que “o crescimento do próprio evento já marca aquilo que é o calendário artístico e cultural da cidade”.

O “Que Jazz É Este?” regressa já esta quarta-feira, 9 de julho. O festival é organizado pela Gira Sol Azul e financiado pelo programa Eixo Cultura do Município de Viseu, e inclui concertos, jam sessions, oficinas e rádio ao vivo. 

pub
 O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 O jazz está de volta a Viseu. Festival arranca esta quarta-feira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar