policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Tondela inaugura o 170.º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes em Portugal

Tondela inaugura o 170.º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes em Portugal

Este é o 170.º CLAIM a ser inaugurado em Portugal, no mesmo dia em que esta entidade abriu também portas em S. Pedro do Sul

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
08.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
08.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tondela inaugura o 170.º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes em Portugal

O concelho de Tondela tem já um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), juntando-se assim à rede nacional de serviços de proximidade destinados a apoiar comunidades migrantes espalhadas pelo território. Este é o 170.º CLAIM a ser inaugurado em Portugal, no mesmo dia em que esta entidade abriu também portas em S. Pedro do Sul.

Para a presidente da Câmara de Tondela, a criação deste novo serviço representa “um momento importante para o concelho, pela criação, pela primeira vez, de uma resposta dedicada à comunidade migrante”, uma população cada vez mais diversificada, composta por cidadãos oriundos de países como Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Índia, Cabo Verde, Ucrânia e Argentina.

Carla Antunes Borges sublinhou ainda a mais-valia de o CLAIM funcionar no Largo da República, em frente à Câmara Municipal, no mesmo espaço onde já atuam outros serviços sociais municipais, como a equipa Metas, responsável pelo atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

“Vai permitir uma resposta integrada e articulada, ajustada às várias necessidades que se colocam tanto aos migrantes como à restante população em situação de fragilidade social”, destacou a autarca, apontando como objetivo estratégico a criação de condições para facilitar o acesso ao emprego e à inclusão social.

Por seu lado, Pedro Portugal Gaspar, presidente da AIMA, salientou que o novo CLAIM surge “num contexto de mudança no perfil migratório em Portugal” e que o país enfrenta dois desafios distintos: a regularização documental e a integração social e económica. 

O presidente da AIMA acrescentou que a realidade migratória nos municípios do interior, como Tondela, exige respostas diferenciadas e adaptadas, sublinhando a importância das autarquias locais enquanto parceiros privilegiados na execução das políticas públicas de acolhimento e integração.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar