Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, assinala, a 22 de julho, o 264.º aniversário da sua inauguração, retomando uma iniciativa que, nos últimos anos, tem procurado valorizar a memória e o património desta referência religiosa e cultural da região.
Inaugurado a 22 de julho de 1760, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é um dos mais emblemáticos monumentos barrocos de Portugal, situado no alto do monte de Santo Estêvão. Conhecido pelo seu majestoso escadório com 686 degraus, construído entre os séculos XVIII e XX, o santuário é há séculos um lugar de culto, peregrinação e devoção mariana, acolhendo anualmente milhares de visitantes, em especial durante a tradicional Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, que se realiza no início de setembro.
Para assinalar esta efeméride, o Santuário organiza no dia 22 um programa diversificado, de caráter litúrgico, cultural e recreativo, aberto a toda a comunidade.
O programa inicia-se às 17h30, com a celebração de uma missa, presidida por D. António Couto, bispo de Lamego. Pelas 19h15, a população é convidada a reunir-se na Carreira Central, a meio do escadório, para um momento de convívio que inclui, às 19h30, um espetáculo de fado com Cristina Marques.
A celebração prossegue às 20h30, com um espumante de honra e partilha de farnéis, evocando o espírito comunitário e a tradição de encontros populares junto ao Santuário. A noite encerra com um concerto pelo grupo “Alvim e os Esquilos”, marcado para as 21h00.