Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No distrito de Viseu, os municípios de Vouzela, Santa Comba Dão e Nelas destacam-se entre os mais acessíveis do país para quem pretende adquirir habitação. A conclusão é de uma análise recente do Idealista, o marketplace imobiliário de Portugal, que identificou as 25 localidades onde o preço por metro quadrado é mais baixo.
A nível nacional, Penamacor, no distrito de Castelo Branco, ocupa o primeiro lugar, com os proprietários a pedirem, em termos medianos, 464 euros por metro quadrado — o valor mais barato de Portugal. Seguem-se Penacova e Sabugal (ambos com 488 euros/m²), Miranda do Corvo e Pampilhosa da Serra (513 euros/m²).
No ranking, Vouzela surge com um preço médio de 600 euros/m², seguido de Santa Comba Dão (609 euros/m²) e Nelas (706 euros/m²). Estes valores colocam os três municípios viseenses entre os locais mais acessíveis para comprar casa em Portugal, numa lista onde predominam localidades do interior centro e norte.
Com valores abaixo ou próximos dos 650 euros/m² encontram-se também municípios como Melgaço (524 euros/m²), Crato (532 euros/m²), Gouveia (605 euros/m²) e Idanha-a-Nova (622 euros/m²), refletindo a tendência de maior acessibilidade no mercado imobiliário longe dos grandes centros urbanos.
No extremo oposto da tabela, a análise destaca as localidades mais exclusivas e dispendiosas do país para aquisição de habitação. No topo está Lisboa, onde o metro quadrado custa em média 5.769 euros, seguido por Cascais (5.334 euros/m²), Grândola (4.654 euros/m²), Loulé (4.370 euros/m²) e Oeiras (4.276 euros/m²), reforçando a forte discrepância de preços entre o interior e o litoral português.