Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Daniel Quental tem 28 anos, é natural da vila de Sátão, em Viseu, e é´o primeiro português distinguido com o título de Baker Scholar na Harvard Business School (HBS), nos Estados Unidos. A distinção é atribuída aos alunos com melhor desempenho académico do MBA (Master of Business Administration), o que corresponde a cerca de 5% dos melhores estudantes de cada turma.
“Se eu consegui, então qualquer um consegue”, afirma Daniel em entrevista ao Expresso. O percurso que o levou até Harvard começou aos 18 anos, quando saiu da vila onde cresceu para estudar Gestão em Lisboa.
Foi o primeiro da família a frequentar o ensino superior, num caminho que diz ter sido marcado pela memória do avô, já falecido, que acreditava que a educação era o caminho para o sucesso familiar.
“Quando cheguei a Lisboa, percebi que a melhor forma de pagar esta oportunidade era com esforço e com resultados. Porque sabia que um dia queria ser o que o meu avô foi para mim e para outras pessoas”, referiu ao Expresso.
Foi dessa motivação que surgiu a candidatura ao MBA em Harvard, impulsionada, segundo o próprio, pelo desejo de retribuir e deixar uma marca.
Daniel Quental reconhece que o acesso a instituições como a HBS representa um grande desafio, não apenas académico, mas também financeiro. “Quando entrei em Harvard, tive dois ou três dias de euforia e um ou dois para pensar ‘e agora?’”, recorda.
O custo anual de frequentar o MBA pode variar entre 126 mil e 178 mil dólares (entre cerca de 116 mil e 164 mil euros), dependendo da situação pessoal e familiar dos alunos.
Apesar dos valores elevados, o jovem explica que a instituição tem mecanismos de apoio financeiro. “Eu acho que a dificuldade de vir para Harvard deveria ser entrar, e não tudo o resto”, afirma. Recebeu uma bolsa de estudo que cobriu grande parte das despesas. “Admito ter gasto menos do que o estimado por Harvard”, acrescenta.
De acordo com o Harvard Club of Portugal, 526 pessoas com ligação a Portugal já passaram por alguma das escolas de Harvard, mas apenas 68 frequentaram o programa de MBA da HBS. Em 2024, entraram apenas dois alunos portugueses. Daniel foi o único distinguido como Baker Scholar.
Com o MBA agora concluído, Daniel Quental prepara-se para iniciar a carreira profissional no Boston Consulting Group, em Nova Iorque. Considera esta nova etapa “desafiante”, conforme partilhou com o Expresso.