feira de s mateus
bombeiros_queimadas_associacao_24_of_24
vindimas-rio-douro
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
sandra chega tondela
dia_no_rossio-3
manuel rocha chega castro daire
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta

PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta

Circulação ferroviária está suspensa desde abril de 2022, tendo sido reabertos, entretanto, os troços Mangualde-Celorico da Beira, Celorico da Beira-Guarda e Guarda-Vilar Formoso

pub
 PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro
11.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro
11.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

A deputada do PS Aida Carvalho, eleita pelo círculo da Guarda, pediu hoje esclarecimentos ao ministro das Infraestruturas sobre a reabertura da Linha da Beira Alta.

“Qual é, à data de hoje, o calendário oficial e atualizado para a reabertura integral da Linha da Beira Alta?”, questionou Aida Carvalho, numa pergunta endereçada a Miguel Pinto Luz.

O pedido da socialista é subscrito pelos deputados José Carlos Barbosa, Frederico Francisco, André Pinotes Batista, Hugo Oliveira, Humberto Brito, Marina Gonçalves e Pedro Coimbra.

A deputada lembrou que, em dezembro de 2024, o ministro das Infraestruturas comprometeu-se com a reabertura integral da linha “no primeiro trimestre de 2025” e questionou “por que motivo o prazo não foi cumprido”.

“Quais os fatores concretos que continuam a impedir a reabertura total da linha, nomeadamente nos troços entre Mangualde e Pampilhosa?”, é outra questão enviada a Miguel Pinto Luz.

Aida Carvalho quer também saber se o Governo mantém o compromisso de que a Linha da Beira Alta, após a sua reabertura, “estará equipada com todas as condições técnicas para responder às necessidades do transporte internacional de mercadorias”.

Quanto ao transporte de passageiros, a deputada questionou a tutela sobre o modelo de serviço que a CP “planeia oferecer na Linha da Beira Alta após a sua reabertura total”.

“Deve ser ambicioso, ajustado às necessidades reais da região, garantindo mais frequência, mais serviços e melhor qualidade de serviço, promovendo uma mobilidade mais acessível, atrativa e eficaz”, sugeriu.

Aida Carvalho sublinhou ainda que “não deve ser abandonada a perspetiva de uma ligação ferroviária direta entre Lisboa e Porto pelas Beiras, valorizando as cidades e populações do interior, historicamente menos servidas pelas grandes infraestruturas nacionais”.

Na pergunta ao ministro das Infraestruturas, recorda-se que a modernização da Linha da Beira Alta, de 193 quilómetros, entre a Pampilhosa, no distrito de Coimbra, e Vilar Formoso, no distrito da Guarda, é um dos projetos ferroviários “mais relevantes” do país.

Integrado no Corredor Internacional Norte, o projeto tem um investimento estimado de cerca de 500 milhões de euros para reforçar a ligação ferroviária entre o litoral e o interior, bem como a ligação com Espanha.

As intervenções em curso incluem a renovação integral da infraestrutura ferroviária, a eliminação de passagens de nível, a reabilitação de estações, a construção de variantes e a instalação de sistemas de sinalização de última geração.

Da empreitada destaca-se a construção da Concordância da Mealhada, que permitirá encurtar o trajeto entre Lisboa e Porto.

“Contudo, a execução da obra tem enfrentado dificuldades técnicas, contratuais e logísticas, que provocaram desvios significativos em relação ao calendário inicial”, constatou Aida Carvalho.

A circulação ferroviária está suspensa desde abril de 2022, tendo sido reabertos, entretanto, os troços Mangualde-Celorico da Beira, Celorico da Beira-Guarda e Guarda-Vilar Formoso.

pub
 PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 PS pede esclarecimentos ao Governo sobre reabertura da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar