Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Quatro grupos folclóricos atuaram no 32.º Festival de Folclore da associação As Cabacinhas de Santiago, que se realizou no último sábado (12 de julho) em Viseu. A organização diz que esta foi a “melhor” edição “de sempre” da iniciativa.
Além do rancho anfitrião, também participaram o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses (Viana do Castelo), o Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Macedo (Ovar) e o Grupo de Folclore MonteVerde (Funchal, Madeira).
A presidente das Cabacinhas de Santiago, Olinda Rodrigues, lembrou da importância dos festivais para a promoção e divulgação da cultura popular e para aquilo o que os ranchos folclóricos representam para as suas regiões.
Já o presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, salientou a presença do Grupo de Folclore MonteVerde, no âmbito do protocolo de geminação entre as juntas de Viseu e do Imaculado Coração de Maria (Funchal), celebrado em 1999 e que prevê a troca de experiências e iniciativas culturais e desportivas.
O homólogo da Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, realçou a forma calorosa como foram recebidos em Viseu, dizendo “sentir-se em casa”. Pedro Araújo deixou uma mensagem no sentido de aprofundar o protocolo de geminação entre as duas Freguesias a outros domínios.
Após as atuações, o festival terminou com a demonstração do “Bailinho da Madeira”.