protocolo pobreza
CasadeSantar_10
MC-Motorclassico-11
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Vouzela » Coletividade de Vouzela recupera grupo teatral com peça que explora memórias locais

Coletividade de Vouzela recupera grupo teatral com peça que explora memórias locais

Sociedade Musical, Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues vai recuperar o seu grupo teatral, após 20 anos de inatividade

 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal
19.07.25
fotografia: Banda Paços de Vilharigues
partilhar
 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal
19.07.25
Fotografia: Banda Paços de Vilharigues
pub
 Coletividade de Vouzela recupera grupo teatral com peça que explora memórias locais

A Sociedade Musical, Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues vai recuperar o seu grupo teatral, após 20 anos de inatividade, através de uma viagem pela memória e história daquela aldeia de Vouzela, numa peça agendada para domingo.

A coletividade “teve durante muitos anos um grupo de teatro muito ativo e com muita participação de toda a comunidade”, mas esteve parado durante as duas últimas décadas, tendo a direção, no final de 2024, decidido reativá-lo, disse à agência Lusa a nova responsável pela iniciativa teatral, Paula Cristina Marques.

O retorno oficial do grupo vai decorrer com o espetáculo “Onde é que eu já ouvi isto?”, uma produção que surgiu a partir de entrevistas aos habitantes locais, para conhecer as “memórias individuais de como eram as suas vidas, as tradições mais antigas que havia e também episódios que fossem marcantes na vida coletiva da aldeia”, situada no concelho de Vouzela, distrito de Viseu.

A peça, protagonizada por “um grupo muito heterogéneo”, com idades entre os seis e os 60 anos, vai abordar “desde episódios que aconteceram nesta zona antes do 25 de Abril, durante o fascismo”, e outros do período revolucionário, até ao canto utilizado “para comunicar entre as pastoras, quando não havia outra forma que não este chamar nos montes”, adiantou Paula Cristina Marques.

O trabalho artístico é ainda uma homenagem ao Entremez, “um tipo de teatro jocoso, inverso muitas vezes, que tem uma grande tradição popular”.

Segundo a responsável, com um histórico de 18 anos de atividade autárquica em Lisboa, o grupo de teatro conta atualmente com 12 mulheres.

Revelando a perspetiva de dar continuidade ao projeto, realçou o desejo de ver o grupo crescer na próxima temporada, com mais participantes, “especialmente homens”.

A partir das entrevistas realizadas para a peça, o objetivo será também “fazer um trabalho mais apurado, até eventualmente transformar em livro ou num outro suporte que foque mais esta questão da memória de cada uma das pessoas”.

O espetáculo “Onde é que eu já ouvi isto?” terá lugar no domingo, às 19:00, na sede da Sociedade Musical, Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, uma coletividade com quase um século de existência, que, além de uma banda filarmónica, também se dedica a “recuperar tradições populares”.

No mesmo espaço, vão decorrer ensaios abertos da peça, hoje, às 21:00, e no sábado, pelas 09:30.

pub
 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal

Outras notícias

pub
 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal

Notícias relacionadas

Procurar