Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A partir da próxima segunda-feira, 21 de julho, entra em funcionamento no concelho de Mortágua o “Animóvel”, um serviço itinerante que vai percorrer todas as aldeias do concelho com atividades e serviços de informação de diversas áreas, segundo informação divulgada pelo Município de Mortágua.
A iniciativa faz parte do projeto CLDS-5G “Viver+ Viver Feliz”, promovido pela autarquia e coordenado pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local. Trata-se de um serviço gratuito que pretende aproximar-se da população, disponibilizando informação e atividades nas áreas social, saúde, segurança, ambiente, leitura e cultura.
“O Animóvel é um serviço disponibilizado pelo projeto CLDS-5G ‘Viver+ Viver Feliz’, promovido pelo Município de Mortágua”, refere a nota informativa. De acordo com a mesma fonte, “trata-se de um serviço itinerante e gratuito, de aproximação à comunidade, proporcionando atividades e serviços de informação na área social, saúde, segurança, ambiente, acesso à leitura, animação/cultura e outras”.
Embora destinado a toda a população, o serviço dá especial atenção à população idosa, com o objetivo de combater o isolamento e a solidão, bem como promover o envelhecimento ativo.
“Todas as aldeias do concelho de Mortágua terão a visita deste serviço que tem por objetivo combater o isolamento e a solidão, promover o envelhecimento ativo e saudável, a partilha e troca de vivências e o desenvolvimento sociocultural identitário”, refere a autarquia.
Segundo o município, o Animóvel vai funcionar de forma contínua, prevendo-se que “no final de cada dois meses, o Animóvel complete a volta pelo concelho, retomando novamente o itinerário que está planeado, e assim sucessivamente”.
Em cada deslocação, o veículo leva consigo uma mini-biblioteca, com livros disponibilizados pela Biblioteca Municipal, podendo ser requisitados por empréstimo. Além disso, dispõe de uma caixa para recolha de sugestões da população, de forma a integrar os seus interesses nas atividades futuras.
O serviço conta ainda com parcerias de várias entidades locais e outras, consoante as temáticas desenvolvidas. “Nesta altura, por exemplo, o Animóvel está a dar informação /conselhos sobre os riscos do calor e os cuidados de proteção do sol, com a colaboração do Centro de Saúde”.
O arranque da atividade decorreu na aldeia de Riomilheiro e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, da Vereadora Ilda Matos, bem como de equipas técnicas do CLDS-5G, do Radar Social, do Serviço de Acompanhamento e Atendimento Social (SAAS), da Biblioteca Municipal, do projeto “Da Escola, Agarra a Vida” e de uma enfermeira do Centro de Saúde de Mortágua.
A nota do município refere ainda que durante este primeiro momento “foram proporcionados jogos de estimulação cognitiva e motricidade fina, vividos com grande entusiasmo” e que “foi notória a enorme recetividade a este novo serviço de proximidade”.
O itinerário do Animóvel nas semanas de 21 a 25 de julho e de 28 de julho a 1 de agosto está disponível abaixo:
O projeto CLDS 5G Mortágua “Viver + Viver Feliz” é cofinanciado pelo programa Pessoas 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.