desfile carnaval ofrades 2023
Captura de ecrã 2026-01-14 184847
Camara Municipal de Mangualde Biblioteca Municipal Dr Alexandre Alves
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Autárquicas: Candidato do Chega quer unidade de oncologia e ensino superior em Mangualde

Autárquicas: Candidato do Chega quer unidade de oncologia e ensino superior em Mangualde

António Pais Silva foi candidato do Chega pela primeira vez nas eleições de 2021. Em 1997, tinha sido eleito vereador na Câmara Municipal de Mangualde e depois reeleito em 2001 e 2005, pelo PSD

 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
26.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
26.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: Candidato do Chega quer unidade de oncologia e ensino superior em Mangualde

O advogado António Pais Silva, candidato do Chega à presidência da Câmara de Mangualde, tem a ambição de conseguir para o concelho uma unidade da área da oncologia e um polo do ensino superior.

António Pais Silva, que chegou a ser vice-presidente da autarquia pelo PSD e que nas eleições autárquicas de 2021 conquistou um mandato para o Chega, apontou a saúde como uma das suas prioridades.

“Queremos recuperar os serviços de urgência na cidade e trazer uma nova instância ligada à saúde, se possível na área da oncologia, porque Viseu já não consegue responder às necessidades”, disse o candidato à agência Lusa.

Também na educação as ambições são grandes para este concelho atualmente governado pelo PS: “Vamos fazer todos os esforços no sentido de cativar para Mangualde uma unidade de ensino superior, que pode ser um polo do Instituto Politécnico de Viseu ou da Universidade Católica”.

O candidato apontou também o objetivo de “criar uma escola técnico-profissional na cidade” e, no que respeita ao ensino secundário, “apostar mais na criatividade dos jovens e menos nos currículos estandardizados” e “fazer uma interação das escolas com as empresas”, sobretudo as da área da indústria tecnológica e dos transportes.

Ao fazer um balanço do atual mandato como vereador da oposição pelo Chega, António Pais Silva disse à Lusa que, das ideias que propôs ao executivo, “algumas foram acolhidas”.

“Não fui um vereador de votar contra tudo, apoiei o executivo naquilo que entendi que era bom para o concelho, como a aprovação de orçamento e dos planos de atividades”, contou.

No entanto, houve áreas em que foi “muito contundente ao longo de todo o mandato, mas que o executivo entendeu que não era prioridade ou não havia dinheiro”.

António Pais Silva foi candidato do Chega pela primeira vez nas eleições de 2021. Em 1997, tinha sido eleito vereador na Câmara Municipal de Mangualde e depois reeleito em 2001 e 2005, pelo PSD. De 2005 a 2007, ocupou o cargo de vice-presidente.

Também teve vários cargos a nível partidário, quer na JSD, quer no PSD (foi presidente da concelhia de Mangualde mais de dez anos), mas, em 2007, entrou em rutura com este partido.

Desde 2009, o concelho de Mangualde tem sido liderado pelo PS, primeiro com João Azevedo e atualmente com Marco Almeida, que já anunciou a recandidatura.

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com 54,82% dos votos (quatro mandatos). O PSD/CDS-PP conseguiu 25,67% (dois mandatos), o Chega 11,39% (um mandato) e a CDU 2,56%.

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Outras notícias

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar