No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Estrada Nacional 222, em São João da Pesqueira, vai ser requalificada, uma obra orçada em cerca de 12 milhões de euros. “É a maior de sempre no concelho e deverá arrancar entre setembro e outubro deste ano”, anunciou a autarquia. O contrato foi formalizado entre a Infraestruturas de Portugal, que tutela a rede rodoviária, e a empresa empreiteira.
Segundo a Câmara, a requalificação e alargamento do troço Bateiras-São João da Pesqueira (extensão de 16 quilómetros) conta com um prazo de execução de 600 dias (mais de um ano e meio de trabalhos) e promete transformar a EN222, “melhorando significativamente a segurança, mobilidade e desenvolvimento económico”.
A assinatura do contrato realizou-se na última sexta-feira (25 de julho). A obra na EN222, via que acompanha o rio Douro, era reclamada pela população há décadas e abrange um troço que tem sido alvo de vários acidentes de viação.
Além de ser a via de circulação dos camiões de vinho – o principal produto económico da Pesqueira –, a EN222 é também a estrada que os habitantes do concelho têm de usar para chegarem, por exemplo, ao Hospital de Vila Real.
A obra também foi reivindicada pelo presidente da Câmara da Pesqueira, Manuel Cordeiro, ao longo do seu mandato e também pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando este visitou a Vindouro em 2023.