No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As autoridades de saúde deixam conselhos à população para enfrentar o calor que se sente por estes dias. O distrito de Viseu está, até este domingo (3 de agosto), sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera por causa das elevadas temperaturas.
Em comunicado, a Unidade de Saúde Pública da ULS Viseu Dão Lafões e a Equipa de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde da Região de Saúde do Centro aconselham as pessoas, nomeadamente os idosos, as crianças e os doentes crónicos, a evitarem a exposição ao sol entre as 11h00 e as 17h00 nos dias de maior calor.
Os médicos de saúde pública também aconselham, entre outras indicações, o uso do protetor solar com fator de proteção superior a 30 e de peças de roupa leves, preferencialmente de algodão e com a cor clara, no exterior, assim como chapéus de abas largas e óculos de sol.
As autoridades sugerem ainda que se evitem esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor, e se permaneçam em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
Durante o dia, devem-se fechar as janelas e persianas das casas para, depois à noite, fazer-se o oposto, ou seja, abri-las para aproveitar o ar fresco.
Beber águas e sumos naturais de fruta, evitar refrigerantes e álcool, fazer refeições ligeiras à base de saladas, conservar os medicamentos em locais frescos e secos, e contactar idosos e outras pessoas que vivam sozinhos são os outros conselhos deixados pelos médicos.
O distrito está sob aviso amarelo do IPMA por causa do calor até, pelo menos, às 09h00 de domingo. Nos próximos dias, as máximas na região deverão atingir os 41 graus.