joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)

Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)

 Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)
04.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)
04.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)

Quatro anos depois de ter apoiado a Lista de Independentes que saiu vencedora à Freguesia do Guardão, o Partido Socialista (PS) pondera agora apresentar uma candidatura própria às próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro. Em causa, segundo a candidatura do PS liderada por Miguel Torres, “estão mudanças significativas na relação política entre os Independentes e o PS”, que a estrutura socialista local considera “inaceitáveis”.

Em 2021, o PS optou por não apresentar lista à Freguesia do Guardão, apoiando a candidatura independente, numa solução negociada que permitiu derrotar a coligação PSD/CDS. !Nessa altura, o acordo previa total liberdade de voto dos apoiantes socialistas nas listas para a Câmara e Assembleia Municipais, num clima de entendimento e cooperação” refere a candidatura socialista.

No entanto, acrescentam, a “situação política alterou-se drasticamente nos últimos meses”. “O atual líder dos Independentes, que se prepara para uma recandidatura, excluiu o PS de qualquer acordo e impôs como condição que o PSD/CDS não apresente lista própria à Freguesia”, criando um cenário que o PS classifica como “chantagem política e emocional”.

O argumento de que tal posicionamento se justifica pela necessidade de assegurar obras importantes para a freguesia não convence o PS. “O Partido Socialista, quando assume o poder, honra sempre os compromissos legítimos e de interesse geral. Não aceitamos que se usem projetos para condicionar vontades e deturpar processos democráticos”, refere a estrutura socialista.

Face ao atual contexto, o PS justifica a sua ponderação em avançar com uma lista própria ao Executivo da Freguesia do Guardão. 

pub
 Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)

Outras notícias

pub
 Autárquicas: PS rompe com independentes na freguesia de Guardão (Tondela)

Notícias relacionadas

Procurar