Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
O Sporting de Braga venceu hoje o Tondela, 3-0, na primeira jornada da I Liga de futebol, resultado que reflete a superioridade dos minhotos e penaliza a ineficácia dos beirões na primeira parte.
Com golos de Vítor Carvalho (24 minutos), Pau Victor (37) e Ricardo Horta (83, de penálti), o Sporting de Braga entra a ganhar no campeonato, o que só tinha acontecido uma vez nas cinco temporadas anteriores.
A meio de uma importante pré-eliminatória europeia, que pode dar acesso ao play-off da Liga Europa, Carlos Vicens operou uma revolução no ‘onze’, com oito alterações, mantendo apenas o guarda-redes Hornicek, o defesa central Paulo Oliveira e o médio Gorby.
O Tondela, campeão da II Liga da época passada, entrou pressionante e personalizado e, logo aos seis minutos, após um erro Vítor Carvalho, que ofereceu a bola a Miro, este tirou Paulo Oliveira do caminho e rematou de zona central para boa defesa de Hornicek.
Roger tentou de fora da área um remate potente, mas Bernardo Fontes mostrou atenção (08) e foi mesmo o Tondela a estar muito perto de marcar: Miro isolou Yarlen que, na cara de Hornicek, atirou ligeiramente ao lado (14).
Aos 23 minutos, os papéis inverteram-se com Yarlen (19 anos) a servir Miro e este a falhar de forma flagrante o desvio.
Já perante alguns assobios de descontentamento das bancadas, o Sporting de Braga inaugurou o marcador logo a seguir, após um canto cobrado por Lelo, o brasileiro Vítor Carvalho, de cabeça, aproveitou bem a falha de marcação da defesa contrária (24).
O futebol dos minhotos não melhorou muito, mas a verdade é que o segundo golo chegou ainda na primeira parte, com Gorby a descobrir Lelo na ala esquerda e este a assistir para Pau Víctor encostar (37) – primeiro golo do reforço mais caro da história do Sporting de Braga (12 milhões de euros), ex-FC Barcelona, na estreia como titular.
No início da segunda parte, logo após uma decisão disparatada do árbitro Cláudio Pereira a assinalar grande penalidade a favor do Tondela, por suposta mão de Vítor Carvalho, erro prontamente corrigido pelo VAR, o Sporting de Braga trocou Paulo Oliveira e Pau Víctor por Lagerbielke e Ricardo Horta.
Já no Tondela, Ivo Vieira lançou Xabi Huarte e Afonso Rodrigues, mas a sua equipa não conseguiu mais criar perigo como na primeira parte.
Os treinadores fizeram ainda mais substituições e o jogo perdeu ritmo, merecendo nota apenas o terceiro golo da equipa da casa, com Ricardo Horta a converter uma grande penalidade após falta sobre ele cometida por Brayan Medina (83).