Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
A cidade de Lamego é o palco das emoções da Volta a Portugal em Bicicleta. Na quinta etapa, agendada para esta segunda-feira, dia 11, o pelotão começa o dia em Lamego e termina em Viseu, numa tirada de 155,5 quilómetros, com destaque para o Prémio de Montanha de 2ª categoria em Bigorne. O percurso até Viseu conta com três subidas categorizadas, mas menos exigentes que as da etapa anteriores.
A quinta etapa é a mais curta e plana, antes do dia de descanso, marcado para 12 de agosto, em Viseu. Uma boa oportunidade para os sprinters ou para fuga.
A partida de Lamego está marcada para 13h30 com os ciclistas a fazer a primeira passagem por Viseu (entrando em Moselos) cerca das 16h50.
Em Viseu, os ciclistas fazem um circuito com duas passagens na Avenida da Europa – a primeira previsivelmente às 17h03 – e chegada à meta final às 17h17.
Byron Munton (Feirense-Beeceler) foi vencedor da etapa de ontem que terminou com a subida ao Santuário da Senhora da Graça. Na geral, está Artem Nych da Anicolor.
Esta é uma etapa que pode trazer uma melhor estrelinha à equipa de Mortágua que pode ter as oportunidades que anda à procura.
Cortes de trânsito em Lamego
A passagem da Volta por Lamego vai ser dividida em dois percursos. O primeiro abrange a Avenida Dr. Alfredo de Sousa, Av. 5 de Outubro, Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, Av. Dr. António José de Almeida, Rua Osório da Mota, Av. Defensores do Douro, Rua Eng. Manuel de Almeida e Rotunda Relógio do Sol (Estrada Nacional 226). Estas artérias vão estar condicionadas das 13h00 às 13h45.
Já no segundo percurso, vão estar condicionadas a Rotunda Rui Valadares, Av. D. Afonso Henriques, Av. Regimento de Infantaria 9, Av. Visconde Guedes Teixeira, Av. Dr. Alfredo de Sousa, Rua Alexandre Herculano, Túnel dos Remédios, Praça Dr. Fernando Amaral e a Estrada Nacional 2 em direção a Penude. As vias vão ter o trânsito condicionado das 14h30 até à passagem do carro-vassoura da Volta.
Durante o dia, também será proibido o estacionamento automóvel na Av. Dr. Alfredo de Sousa, Av. Visconde Guedes Teixeira, Rua Alexandre Herculano e troço da EN2 onde ficam as instalações da Eurogestão.
Cortes de trânsito em Viseu
Por causa da prova, há também cortes e trânsito condicionado nos acessos e na cidade de Viseu.
Para “garantir a segurança dos atletas e dos demais utentes da via pública”, a PSP irá proceder à “interdição total/condicionamento de trânsito” em várias artérias da cidade.
Os cortes começam às 04h00 de segunda-feira e termina às 16h00 de terça-feira, dia de descanso dos ciclistas e de realização da Etapa da Volta, aberta ao público.
Na segunda-feira, a quinta etapa da Volta irá obrigar à interdição total de trânsito naquela artéria, em ambos os sentidos.
Já entre as 16h00 e as 17h30, também estarão cortadas a Avenida da Bélgica, Avenida Pedro Henriques, Avenida Mário Soares, o troço da Circular até à Rotunda Grão Vasco, Avenida de Salamanca (ambos os sentidos), Túnel de Viriato, Avenida António José de Almeida (entre o Terminal Rodoviário de Viseu e a Fonte Cibernética), Avenida Capitão Homem Ribeiro e Avenida Monsenhor Cónego António Freire (sentido ascendente).
Interditas também vão estar a Avenida Cidade de Peniche (sentido ascendente), Avenida Lusitano Futebol Clube (sentido ascendente), Avenida António Filipe (troço ascendente da Circunvalação), a estrada entre as rotundas José Branquinho e Paulo VI (sentido ascendente) e os troços da Circunvalação entre as rotundas Paulo VI e 5 de Outubro e entre as rotundas do McDonald’s, da Feira Semanal e do Coval (ambos os sentidos).
A Volta a Portugal provoca ainda cortes na Avenida do Regimento de Infantaria 14, na Rua de Santo Estêvão (toda a extensão), na Rua Principal de Orgens, na Estrada Nacional 337 (entroncamento da Rua da Longra com a entrada da cidade) e na Avenida Cidade de Aveiro (ambos os sentidos e em toda a extensão).
Para quem está a conduzir, a PSP sugere vários percursos alternativos. Para chegar ao centro de Viseu pela 1.ª Circular, o acesso só vai ser possível pelos viadutos de Marzovelos e Ranhados. Quem vem de Coimbra deve contornar a cidade pela Rotunda Heróis do Ultramar, sair à direita e seguir pela Avenida Cidade Politécnica.
Para o trânsito vindo de Castro Daire, este deve seguir pelo IP5 e aceder à Estrada Nacional 229, seguindo depois por Gumirães e Rio de Loba. E, para quem vem de Sátão, o acesso também deve ser feito por Gumirães e Rio de Loba.
Quem vem de Figueiró e Tondelinha deve ir pela Quinta da Longra, Rua de São Salvador e Marzovelos para chegar a Viseu. Os autocarros que querem entrar no Terminal Rodoviário (antiga Central de Camionagem) devem entrar e sair pela Avenida António José de Almeida, via centro da cidade.
O sentido ascendente do troço da Circunvalação entre as rotundas da Feira Semanal e 5 de Outubro estará reservado às ambulâncias do INEM.
Já na terça-feira, dia da Etapa da Volta, o trânsito vai estar cortado das 10h00 às 10h30 na Rua de Santo Estêvão, Orgens, troço entre o entroncamento de Orgens e a Rua Quinta da Longra (Estrada Nacional 337), Rua Quinta da Longra, Rua de São Salvador e troço entre a Rua Principal da Póvoa da Medronhosa e Serzedelo.
Das 12h00 às 15h00, os condicionamentos vão ser aplicados na Rua Nova da Esculca, no troço da EN229 entre aquela artéria e a rotunda do Pingo Doce, na Avenida dos Fundadores (Travassós de Cima), na Rua Nova de Santiago, na Avenida Mário Soares e na Avenida Pedro Henriques.
“Agradece-se a compreensão de todos os munícipes e visitantes, apelando à antecipação de deslocações e à adoção dos percursos alternativos recomendados”, pede a PSP de Viseu.
Volta a Portugal ‘aberta’ ao público no dia de descanso dos ciclistas
Enquanto os atletas repousam, a Volta a Portugal organiza a 18.ª Etapa da Volta, aberta ao público e que vai percorrer as zonas oeste e sul do concelho de Viseu, num percurso de aproximadamente 74 quilómetros e percorrido em velocidade moderada.
A partida será na Avenida da Europa, às 10h00, com a chegada prevista dos primeiros ciclistas às 13h00 no mesmo local. A organização promete um “percurso acessível, fácil tecnicamente e com algumas subidas, umas mais inclinadas e curtas, outras mais longas e pendente mais suaves”.
As principais subidas vão ser em Farminhão, Couto de Baixo, Silgueiros e Fragosela. O percurso também inclui passagens pelo Caminho de Santiago Interior, pela Ecopista do Dão e por várias aldeias e áreas urbanas junto a Viseu, além de cursos de água como os rios Dão, Paiva, Ribeira de Asnes e Ribeira de Lobão e de paisagens que incluem a Serra do Caramulo na parte inicial do percurso.
A 86ª edição da Volta a Portugal termina a 17 de agostona Praça do Império, em Lisboa. Ao longo de 1581 quilómetros, mais de uma centena de ciclistas em representação de quinze equipas, sendo nove delas portuguesas, disputam a maior prova de ciclismo em Portugal. O trajeto conta com 28 contagens de Prémio de Montanha e 27 Metas Volantes.