Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
O incêndio que deflagrou na última noite em Tabuaço pôs de sobressalto uma associação de acolhimento de animais que viu as suas instalações serem ameaçadas pelo fogo.
Durante a noite, o incêndio obrigou a associação Amigo Mais Fiel – que apoia animais de rua no concelho de Tabuaço e arredores – a libertar os animais que tinha nas suas instalações.
Segundo a instituição, o fogo esteve quase a entrar no abrigo (a uma distância de apenas quatro metros), mas não consumiu o edifício “graças à limpeza feita na área envolvente das instalações”.
O Amigo Mais Fiel pediu à população de Tabuaço para que resgatassem todos os animais que tinham fugido e os populares responderam ao repto. Também o IRA – Intervenção e Resgate Animal ajudou na recuperação dos animais.
“Graças à ajuda e coordenação do IRA e ajuda de muitas pessoas, foi possível durante a noite capturar e colocar a salvo muitos animais! Alguns ficaram nas imediações do abrigo assustadíssimos, outros não quiseram sair e esconderam-se na parte livre do abrigo e não os conseguimos encontrar, felizmente nada aconteceu, outros saíram diretamente para carros os cães grandes, mas ainda andam outros à solta”, acrescentou a associação.
O alerta para o fogo na União de Freguesias de Távora e Pereiro, no concelho de Tabuaço, foi dado às 22h27 de domingo (10 de agosto). Neste momento (11h15), de acordo com a Proteção Civil, estão no teatro das operações 125 bombeiros, 34 veículos e oito meios aéreos. Há duas frentes ativas.
(vídeos retirados do Facebook do Amigo Mais Fiel)