86th Volta a Portugal - Stage 5
incêndio tabuaço
agora tu ipdj
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25
sede joão azevedo ps
michael batista psd penalva web
leandro macedo
os_caminhos_jacinto_rio_bestanca
quinta-da-pacheca-colheita-manual-azeite2
calcada-de-cinco-rodas
Home » Notícias » Diário » Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros

Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros

Incêndio tem uma frente ativa que preocupa os bombeiros. Difíceis acessos não ajudam no combate às chamas, que continua a mobilizar centenas de operacionais

 Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros - Jornal do Centro
11.08.25
fotografia: Cantinho dos Bombeiros
partilhar
 Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros - Jornal do Centro
11.08.25
Fotografia: Cantinho dos Bombeiros
pub
 Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros - Jornal do Centro

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, Filipe Carvalho, admite que o incêndio que está a assolar o concelho está longe de estar dominado, com uma frente ativa que “preocupa bastante”.

“O incêndio tem duas frentes, uma está em consolidação e a outra está ativa e a dar-nos bastante trabalho. Preocupa-nos bastante, até pelos difíceis acessos, e está longe de estar dominado”, adiantou em declarações à agência Lusa o comandante da corporação local.

Filipe Carvalho garantiu ainda que “não há localidades em risco” e que o incêndio lavra “em zona de mato e pinheiro”.

Às 17h54 desta segunda-feira, o incêndio mobilizava 222 operacionais apoiados por 68 veículos e quatro meios aéreos, segundo o site oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O alerta foi dado pelas 22h27 de domingo (10 de agosto) na freguesia de Távora e Pinheiro. O fogo chegou a ameaçar de perto um abrigo de animais de rua: a associação Amigo Mais Fiel – que apoia animais de rua no concelho de Tabuaço e arredores – foi obrigada a libertar os animais que tinha nas suas instalações.

Segundo a instituição, o fogo esteve quase a entrar no abrigo (a uma distância de apenas quatro metros), mas não consumiu o edifício “graças à limpeza feita na área envolvente das instalações”. Populares e elementos do IRA – Intervenção e Resgate Animal ajudaram a recuperar os animais.

Entretanto, a Junta de Freguesia de Tabuaço também deixou “o mais profundo agradecimento a todas as pessoas que, de forma incansável e corajosa, se uniram a noite e madrugada passada para salvar os cães do canil local, ração, medicamentos e outros bens que lhe são fundamentais quando o fogo ameaçou as instalações”.

“Num momento de perigo e incerteza, vimos Bombeiros, GNR, voluntários, vizinhos, associações e simples cidadãos juntarem esforços, colocando a segurança e o bem-estar dos animais acima de tudo”, acrescentou a junta, referindo ainda que os cães esperam pelo regresso ao canil, “o que acontecerá quando as entidades oficiais assim o aconselharem”, e que para já estão a salvo “em instalações cedidas pela Câmara Municipal”.

O presidente da Junta de Tabuaço, Bruno Silva, suspeita de mão criminosa neste incêndio.

“A quem, de forma cruel e irresponsável, ateou este fogo: o vosso ato não destrói apenas mato — coloca em risco vidas inocentes, humanas e animais. Ameaça bens, e por aí, mostra o vosso desrespeito pela luta de uma vida inteira de trabalho de tanta gente. No vosso ato não há coragem, apenas cobardia; não há poder, apenas miséria moral. Atear este fogo revelou apenas a vossa falta de humanidade”, refere o autarca.

pub
 Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Fogo em Tabuaço “está longe” de ser dominado, diz comandante dos Bombeiros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar