Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
A associação Just a Change regressa na próxima semana ao concelho de Tondela para reabilitar casas de famílias carenciadas, com a ajuda de voluntários e da Câmara Municipal.
Vinte e quatro jovens dos 19 aos 30 anos vão participar nas obras. Os voluntários vêm de vários pontos do país, a maioria da zona de Lisboa.
A partir da próxima segunda-feira (18 de agosto) e até ao dia 31, os jovens vão trabalhar e três casas localizadas em Castelões, em Tonda e na união de freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha. Duas das pessoas beneficiadas por estas intervenções vivem sozinhas, enquanto o terceiro caso diz respeito a duas irmãs que vivem na mesma habitação.
As famílias, compostas por pessoas com idades entre os 65 e os 80 anos, foram selecionadas pelos serviços municipais de ação social por “reunirem critérios de vulnerabilidade social e de pobreza habitacional”, refere em comunicado a Câmara de Tondela.
As intervenções incluem construções de casas de banho, remodelações de cozinhas, instalação de infraestruturas para o abastecimento de água, eletricidade e drenagem de águas residuais, pinturas interiores, obras nos telhados, reparações de pavimentos e aplicação de isolamento térmico, entre outras.
Os trabalhos garantem “mais salubridade, segurança e conforto aos agregados familiares auxiliados, mitigando a extrema condição de vulnerabilidade social em que se encontram”, acrescenta a Câmara de Tondela.
A Just a Change chegou ao concelho em 2018, depois dos incêndios de outubro de 2017. Lá, a associação já reabilitou cerca de 30 habitações de famílias desfavorecidas num investimento superior a 300 mil euros.