No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala esta terça-feira (26 de agosto), o Dia Mundial do Cão, sublinhando a importância vital dos animais nas equipas que contribuem para a segurança e o bem-estar da população.
A Secção Cinotécnica (equipas formadas por militar e cão) do Comando Territorial de Viseu é, atualmente, composta por treze (13) militares e quinze (15) cães.
De acordo com fonte desta secção, são três as vertentes em que as equipas atuam. “Segurança, Intervenção e Busca (SIB) para deteção de odor humano através da pistagem e busca em grandes áreas; deteção de Produtos, que compreende a deteção de droga, armas e papel-moeda, tabaco, venenos, espécies protegidas, cadáveres, explosivos e vestígios biológicos, e Busca e Socorro (BS) na localização de desaparecidos em situações decorrentes de acidentes provocados por ação humana ou causas naturais”, descreve.
São várias as missões que foram feitas por estes animais e militares, nomeadamente operações conjuntas com outros países, com destaque para a vigilância da fronteira de forma a detetar todo o tipo de criminalidade transfronteiriça.
As missões são variadas, uma das mais visíveis a busca de desaparecidos, mas também operações de busca de droga, entre outras atividades.
Segundo a GNR, a seleção dos animais é feita com base em critérios rigorosos que garantem a sua aptidão para o serviço. As raças mais comuns são o Pastor Belga Malinois, o Pastor Alemão, o Pastor Holandês e o Labrador Retriever, mas a GNR recorre também a exemplares de Epagneul Breton, Braco Alemão e Cocker Spaniel, consoante a missão.
Após a seleção, os cães passam por um intenso programa de formação, que desenvolve não só capacidades técnicas e físicas, mas também o vínculo com o tratador. “A confiança e a dedicação entre ambos são consideradas determinantes para o sucesso das missões”, refere a GNR.