No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A autarquia de Viseu anunciou que a requalificação do Bairro Municipal de Viseu, conhecido também como Bairro da Cadeia, está concluída, num investimento de cerca de 9,2 milhões de euros. A intervenção permitiu recuperar 78 habitações e revitalizar todo o espaço público.
O amarelo das portas, o branco das paredes e a telha vermelha marcam agora a paisagem de ruas em cubo granítico, ladeadas por jardins e equipamentos de lazer. O bairro volta assim a acolher 40 famílias já residentes e recebe 38 novos agregados, maioritariamente jovens, que chegaram através de concurso público.
A reabilitação das casas foi possível graças ao “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação” e ao programa “Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis”, ambos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoios superiores a 6 milhões de euros. O município contribuiu ainda com 200 mil euros para requalificar três fogos com outras finalidades.
No espaço público, a intervenção, apoiada pelos programas Centro 2020 e Centro 2030, representou 2,6 milhões de euros e incluiu a renovação das infraestruturas básicas: eletricidade, saneamento, telecomunicações e gás natural, bem como a criação de novas zonas verdes, um parque infantil, equipamentos de exercício físico ao ar livre e até um anfiteatro.
Construído entre 1946 e 1948, o Bairro Municipal nasceu para acolher famílias de baixos rendimentos e foi projetado por Travassos Valdez, figura de relevo na arquitetura do Estado Novo. Em 2016, foi classificado como Património de Interesse Municipal, devido ao seu valor cultural e social. Esteve para ser demolido ainda nos primeiros mandatos de Fernando Ruas, decisão que foi invertida quando a autarquia foi liderada por Almeida Henriques.
“Com esta reabilitação, o bairro preserva a sua identidade histórica e arquitetónica, ao mesmo tempo que ganha nova vida com a chegada de famílias mais jovens”. Um passo que, segundo a autarquia, reforça a Estratégia Local de Habitação de Viseu e contribui para dinamizar social e economicamente esta zona da cidade.