No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o selo Biosphere CERTIFIED, uma certificação que reconhece o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
De acordo com a instituição, “este distintivo é atribuído a entidades que demonstram esforços consistentes na implementação de práticas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas e representa uma validação externa do trabalho desenvolvido por toda a comunidade académica na promoção de uma cultura de sustentabilidade e de cidadania ativa”.
A certificação resulta do Plano Biosphere da ESSV, que integra “medidas para promover a eficiência ambiental, a inclusão social, a inovação responsável e a colaboração com outras instituições em atividades de extensão à comunidade reforçando a missão da instituição enquanto agente ativo na formação em saúde e no desenvolvimento sustentável da comunidade”.
Com esta distinção, a ESSV afirma-se “não só como uma referência no ensino superior da área da saúde, mas também como uma instituição empenhada em contribuir para um futuro mais sustentável e solidário”.
Os coordenadores do processo, Odete Amaral e Nuno Mendes, destacaram o papel da presidência da escola e da comunidade académica: “querem congratular a presidente da ESSV por acreditar e nos apoiar neste desafio e toda a comunidade académica, pois sem a colaboração e empenho de todos – docentes, estudantes, funcionários e parceiros – não seria possível”.
Na mesma nota acrescentam: “obrigada por diariamente contribuírem para uma instituição mais responsável, inovadora e comprometida com a saúde, a comunidade e o planeta”.
A ESSV sublinha que “a comunidade académica da ESSV está, assim, de parabéns por esta conquista que reafirma a missão de formar profissionais de saúde conscientes, responsáveis e preparados para os desafios globais do presente e do futuro”.