No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
De 8 de setembro a 8 de outubro, o Fórum Viseu recebe o espaço #ID Memória Futura, uma iniciativa das Obras Sociais de Viseu em parceria com a Associação Cultural Intruso, vencedora do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores. O projeto conta ainda com o apoio do Município de Viseu e do próprio centro comercial.
Durante este período, o espaço vai acolher atividades artísticas, exposições, colóquios e workshops, num ambiente pensado para debate e encontro com a comunidade. A iniciativa insere-se na Campanha Global do Mês Mundial de Alzheimer, promovida pela Alzheimer’s Disease International e representada em Portugal pelas Obras Sociais de Viseu.
Em 2025 celebra-se a 14.ª edição desta campanha internacional que apela à reflexão e ao combate ao estigma sob o lema #PergunteSobreDemencia, #PergunteSobreAlzheimer.
O presidente das Obras Sociais de Viseu, José Carreira, explica que ano após ano a instituição aposta em iniciativas de combate ao estigma, com o objetivo de contribuir para a construção de uma comunidade amiga na demência.
Sublinha ainda que, este ano, a permanência ao longo de um mês no Forum Viseu “é de extrema relevância”, uma vez que permite potenciar as ações e sensibilizar a comunidade para o reconhecimento dos sinais de alerta e dos fatores de risco associados à doença.
O #ID Memória Futura é apresentado como um” espaço de encontro entre pessoas, saberes, metodologias terapêuticas e arte”, e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com diagnóstico de Alzheimer ou outras demências, bem como dos cuidadores.
O diretor artístico, Romulus Neagu, refere que o desafio passou por estar presente “no vazio, sem rede, coreografar, pintar ou escrever a ‘espacialidade do tempo’”, o que levou a equipa a perceber que estava a fazer mais do que trabalhar, estava “a olhar para o futuro”.
Sublinha ainda que, nesse processo, “a arte e a terapia deixaram de ser mundos separados” e encontraram-se “no meio do caminho, num espaço onde também tivemos de olhar para nós próprios”.
Para o Fórum Viseu, esta associação representa também um compromisso com a comunidade. A diretora, Catarina Mané, afirma que é com orgulho que o centro se junta às Obras Sociais de Viseu, ao CAPAD – Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e Outras Demências e à Associação Intruso para a criação do espaço. Explica que a iniciativa se insere na política de responsabilidade social do Fórum e reforça o seu papel enquanto agente da comunidade.
O espaço #ID Memória Futura pode ser visitado na loja 0.03 do Piso 0 durante todo o período da iniciativa, que começa já esta segunda-feira.