No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, vai recandidatar-se ao terceiro e último mandato nas autárquicas de 12 outubro, mas desta vez pelo PSD e não pelo movimento independente Pela Nossa Terra (PNT).
“A minha motivação principal tem a ver com o investimento no meu concelho e por perceber que os munícipes votam em pessoas e não em partidos”, justificou hoje o autarca à agência Lusa.
Manuel Cordeiro, que foi eleito em 2017 (derrotando o social-democrata José Tulha) e em 2021 pelo PNT, disse sentir “muito orgulho em ter pertencido a um movimento que nasceu em 2013 e que conseguiu inverter o rumo do concelho”.
“Uma das exigências que fiz [ao PSD] foi manter as pessoas que me têm acompanhado. Eu sou militante, mas os restantes mantêm-se independentes. Se podia ter as mesmas pessoas e fazer mais pelo concelho, seria estúpido não aceitar”, considerou.
O autarca deu o exemplo das obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 222, que é o acesso principal ao concelho e foi alvo de “promessas todos os anos, mas pouco aconteceu”.
“Quando este governo ganhou as eleições, voltei à carga com o assunto, com o ministro Pinto Luz, e foi-me prometido em prazo recorde”, contou, acrescentando que as obras devem arrancar até ao final deste ano, uma vez que já foi feita a adjudicação e o contrato.
Segundo Manuel Cordeiro, há “outros investimentos que estão prometidos para o concelho” e que confia que se vão cumprir.
No que respeita à defesa da viticultura da Região Demarcada do Douro, onde se insere o concelho de São João da Pesqueira, quer poder ter “voz ativa, sensibilizar e pressionar, para que haja alguma mudança de paradigma”.
“Parece-me que há alguma luz ao fundo do túnel. O senhor ministro da Agricultura já lançou algumas medidas, ainda que curtas, mas julgo que é o começo de alguma atenção para o Douro que nunca existiu até agora”, referiu.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PNT obteve 58,50% dos votos (três mandatos) e a coligação PSD/CDS-PP 35,17% (dois mandatos).
São também candidatos neste concelho do norte do distrito de Viseu António Cardoso (PS), Manuel Rodrigues (CDU) e Dina Bastardo (Chega).