No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A linha de reciclagem de painéis de fibra da fábrica da Sonae Arauco em Mangualde, Viseu, já começou a sua operação, anunciou hoje a empresa de soluções de madeira, que reportou um investimento de oito milhões de euros.
Em comunicado, a Sonae Arauco aponta que este é “um marco pioneiro para o setor” e que esta nova linha vai permitir transformar painéis MDF [um aglomerado de fibras de média densidade] em fim de vida em matéria-prima para a produção de novos painéis de fibra MDF/HDF.
“Em pleno funcionamento, a nova linha permitirá integrar até 20% de fibras recicladas de MDF nos novos painéis produzidos”, regista o documento.
A atividade da nova linha tem arrancado gradualmente desde julho e, segundo o presidente executivo (CEO) da Sonae Arauco, Rui Correia, “os primeiros resultados são promissores”, levando-o a crer que atingirá a meta de incorporação de 20%
A nova linha em Mangualde está inserida num plano de investimentos estratégicos da Sonae Arauco na área da reciclagem que inclui a expansão dos centros de recolha e reciclagem de madeira e a aquisição de novos equipamentos industriais para a unidade de Oliveira do Hospital.
“O objetivo global é aumentar a disponibilidade de matéria-prima reciclada e assegurar a sua correta triagem e valorização, de forma a maximizar a eficiência na utilização deste recurso”, acrescenta a empresa, que diz estar a desenvolver parcerias com clientes e parceiros para melhorar a recolha de resíduos de MDF.
A Sonae Arauco nasceu de uma ‘joint venture’ (parceria) entre a Sonae Indústria e a Arauco, contando, atualmente, com cerca de 2.600 colaboradores em nove países (Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Países Baixos, Suíça e Marrocos) e 23 unidades industriais e comerciais e comercializando os seus produtos em 70 países.