No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões (VDL) anunciou hoje que a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) tem assegurado uma resposta contínua em 2025.
“A VMER da ULSVDL assegura uma resposta contínua em 2025, com mais de 1.400 acionamentos até agosto. Durante o ano 2025, a VMER, sediada no Hospital São Teotónio, em Viseu, tem garantido uma taxa de operacionalidade próxima dos 100%, contribuindo para um nível elevado de eficácia na resposta à população”, destacou.
Numa nota de imprensa, o conselho administrativo da ULS, presidido por António Sequeira, justificou a informação com base nos dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), referentes ao período de janeiro a agosto de 2025.
Segundo a análise, esses dados “indicam que a VMER da ULSVDL teve um total de 1.406 acionamentos (uma média de 175 ocorrências por mês), traduzindo-se numa taxa de operacionalidade de cerca de 99%”.
“A qualidade e garantia da resposta é o reflexo da disponibilidade e empenho dos profissionais da ULSVDL que, ao longo deste ano, sempre garantiram a operacionalidade do serviço, evitando qualquer interrupção por falta de tripulação”, salientou.
Isto, sublinhou ainda a administração hospitalar, no ano em que a VMER da ULSVDL assinala 25 anos de existência, e com uma área de abrangência de cerca de 500 mil habitantes.
“A viatura médica continua a garantir o socorro às situações mais críticas, na prossecução da sua missão de salvar vidas no menor tempo possível”, afirmou.
O serviço da VMER é realizado por “uma equipa especializada composta por um médico e um enfermeiro, cuja atuação é determinante na prestação de cuidados em contexto de emergência pré-hospitalar”.