joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro

Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro

O projeto vai durar 24 meses e irá impulsionar a transição digital de pequenas e médias empresas nos setores industrial, agrícola e agroindustrial, de turismo e de serviços, para além de ‘startups’

pub
 Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro
18.09.25
Jornal do Centro
partilhar
 Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro
18.09.25
pub
 Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lidera um projeto de apoio à digitalização de empresas na região Centro que garantiu um financiamento europeu de cerca de um milhão de euros do COMPETE 2030.

O apoio vai ser aplicado “na introdução de Inteligência Artificial (IA), de Internet das Coisas (IOT) e de tecnologias Blockchain nos modelos de negócios de pequenas e médias empresas (PME) e de ‘startup’ da região Centro”, revelou o Politécnico da Guarda em nota enviada à agência Lusa.

O projeto vai durar 24 meses e irá impulsionar a transição digital de pequenas e médias empresas nos setores industrial, agrícola e agroindustrial, de turismo e de serviços, para além de ‘startups’.

O consórcio é participado em 40% pelo IPG, sendo as quotas restantes detidas – 20% cada – pela Associação Distrital para a Sociedade de Informação do Conhecimento (ADSI), o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a Capital Douro – Associação Industrial, Comercial e de Serviços de São João da Pesqueira.

O valor total aprovado é de 999.614,39 euros, dos quais 849.672,24 euros são provenientes do Portugal 2030, através do Programa Temático Inovação e Transição Digital do COMPETE.

Já os parceiros do consórcio vão investir, em conjunto, 149.942,15 euros de verbas próprias.

Segundo os promotores, o projeto assegurou “um sexto do montante global – mais do dobro dos restantes projetos – de um concurso em que dez candidaturas foram qualificadas para repartir seis milhões de euros”.

Na primeira linha desta intervenção estarão empresas da região da Guarda e as ‘startup’ instaladas na própria incubadora desnuclearizada do IPG.

Joaquim Brigas, presidente do IPG, disse que “com este e com outros projetos, o IPG mostra a sua capacidade de ligar associações empresariais e de desenvolvimento com o tecido empresarial, reforçando a missão de servir a sociedade e valorizar o interior”.

A capacitação das PME da região Centro para a transição digital está alinhada com os objetivos e metas da Estratégia Europa Digital.

O consórcio liderado pelo IPG vai disponibilizar ferramentas digitais que facilitam a análise de dados, a identificação de oportunidades de melhoria e apoiam o aumento da cibersegurança das empresas, alertando-as para riscos cibernéticos em que as suas atividades incorrem.

No decurso do projeto será também promovida a utilização de ferramentas digitais de apoio ao marketing digital e à gestão de projetos, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos e contribuir para a redução de emissões e outras metas de sustentabilidade.

pub
 Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro

Outras notícias

pub
 Politécnico da Guarda lidera projeto de digitalização de empresas na região Centro

Notícias relacionadas

Procurar