No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A PSP acaba de formar 19 novos polícias com competências técnicas avançadas na fiscalização de armas e explosivos, reforçando a segurança, anunciou estas força policial.
O curso de Segurança em Ato de Fiscalização, realizado no Comando Distrital de Viseu, incluiu uma forte componente prática, com exercícios em cenários reais, como pedreiras, pirotecnias e armeiros. Esta abordagem prática permitiu aos formandos enfrentar situações complexas, preparando-os para atuar com maior eficácia no terreno.
“Com esta formação, a PSP aumenta a sua capacidade de controlar e fiscalizar o uso, posse, comércio e comercialização de armas, munições, pirotecnia e explosivos, garantindo mais segurança para a população e fortalecendo o cumprimento da lei”, refere a polícia.
A Polícia de Segurança Pública informou, recentemente, que recolheu durante os meses de julho e agosto 187 armas de fogo e 2.730 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários.
A entrega das armas aconteceu no âmbito da operação nacional “Armas em Segurança – Tour de verão 2025”, que começou no primeiro dia de julho e terminou a 31 de agosto.
Num comunicado de balanço da operação, a PSP refere que as armas, 141 das quais eram “da classe D – espingardas e carabinas”, foram entregues durante 128 ações de policiamento de proximidade, atendimento e licenciamento, que aconteceram em todo o país e envolveram “343 polícias da estrutura de armas e explosivos”.
Durante as referidas ações, “foram realizados mais de um milhar de contactos com pessoas para esclarecimentos de dúvidas e prestação de informação sobre processos de licenciamentos associados ao uso, posse, guarda, transporte e utilização de armas de fogo, em especial, armas relacionadas com a prática cinegética (caça)”, adianta.
A PSP tinha pedido à população para entregar as armas com a licença caducada a esta polícia ou para as colocar num armeiro de tipo 2, estabelecimento com alvará para a guarda e desativação de armas.
A operação nacional “Armas em Segurança, Tour de Verão 2025” recorreu às Unidades Móveis de Atendimento e foi coordenada com “autarquias locais, juntas de freguesia, associações culturais e desportivas, forças e serviços de segurança, entre outros parceiros”.