No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O lado humano dos chefs, com os seus percursos pessoais e fracassos, é retratado na reedição do livro “Chefs sem Reservas”, que junta cinco novos cozinheiros aos 10 da edição original e que é hoje apresentado , no Mercado 2 de Maio, em Viseu. Trata-se de uma iniciativa que integra o evento “Chefs Sem Reservas” e que decorre naquele espaço até domingo, 28 de setembro.
O evento adota o nome do livro “Chefs Sem Reservas”, do jornalista Nelson Marques “o autor que cozinha a história da vida dos chefs”, que neste quarto livro conta com o Chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos – Viseu) como um dos protagonistas, ao lado de mais quinze estrelas da alta-cozinha portuguesa e internacional, como por exemplo José Avillez, Vítor Sobral, Anthony Bourdain e Massimo Bottura.
Além da apresentação do livro, há vários momentos que vão “habitar” o Mercado 2 de Maio durante os três dias. Sob o lema “Sustentabilidade à mesa no fim de semana do Dia Mundial do Turismo”, o evento propõe iniciativas dedicados à gastronomia, ao turismo e à cultura com um programa diversificado que coloca em destaque receitas sustentáveis criadas por chefs conceituados da região. Ao longo do fim de semana, o público poderá participar e assistir a showcookings, workshops, conversas, concertos e DJ sets, sempre com a sustentabilidade como tema central.
Nesse fim de semana, juntam-se nomes de referência no panorama gastronómico, como o Chef Luís Almeida, do Palace Restaurante, o Chef Daniel Soares, do Home Sushi & Asian Food Viseu, o Chef Hugo Marques, do 100 Papas na Língua, o Chef Nelson Rangel, do Restaurante Quinta do Galo, e a Chef Carolina Oliveira, do Restaurante Quinta de Marzovelos.
O evento “Chefs Sem Reservas” conta com o apoio de vários parceiros e patrocinadores, entre os quais a NOTCH Home Design, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, que terá um balcão permanente de promoção da Rota do Dão, a AHRESP Academia – Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal, a Plataforma Nacional do Pão, a Surdisol – União de Apoio ao Surdo e Populações Especiais e a Viseu Marca.