No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Paulo Almeida preside a Câmara de Castro Daire desde 2017, pela coligação PSD/CDS-PP e concorre a um terceiro mandato para continuar o trabalho e realizar “ainda grandes obras” no concelho, disse hoje o candidato à agência Lusa.
“A grande obra que vamos fazer, e é o meu grande compromisso, nunca Castro Daire fez um investimento desta dimensão, é com o balneário das Termas de Carvalhal, que ronda os oito milhões de euros”, destacou Paulo Almeida.
A obra é “um investimento vital, porque é uma alavanca muito grande para o desenvolvimento do concelho e da própria região”.
E se “há outros investimentos fundamentais, este será o de maior impacto direta e indiretamente”.
Outra das “grandes obras” que Paulo Almeida quer realizar é “um pavilhão multiusos, já que Castro Daire será dos poucos concelhos do país sem um pavilhão que permita apostar na vertente desportiva e do desenvolvimento económico”.
Esta obra vai nascer “junto ao parque urbano, até para valorizar e potenciar aquele espaço, que já tem infraestruturas base, e que terá capacidade de crescimento”.
Dos grandes investimentos a fazer, acrescentou, está também “uma nova variante à vila, a partir da A24, junto ao túnel, que permitirá uma nova acessibilidade e ajudará a fluir o trânsito e permitirá expandir a área urbana” de Castro Daire.
Candidata-se a um terceiro mandato com o objetivo de dar continuidade “à estratégia delineada que vai sofrendo os seus ajustes, porque os tempos são voláteis e é preciso adaptar as prioridades à evolução dos tempos”.
O autarca dos últimos oito anos indicou que “terão sido os piores de que há memória” em Castro Daire, desde “a pandemia de Covid-19, que foi geral, mas a seca, as tempestades e granizos e os incêndios, aconteceu um pouco de tudo” no concelho.
“Quando cheguei à Câmara, havia execução anual de 15 milhões de euros [ME], no último ano executei quase 27 ME e, este ano, no primeiro semestre, já tinha executado 18,8 ME, ou seja, mais do que anteriormente num ano inteiro”.
Assim, o candidato assumiu que vai continuar a “apostar em dois grandes vetores: a atratividade do território, desde a atração de investimento, pessoas, turistas e emprego, e um segundo, na melhoria da qualidade de vida de quem reside” no Município.
Neste sentido, assumiu “continuidade no investimento e desenvolvimento de trabalho em vários eixos como, por exemplo, o desenvolvimento económico, a educação, a saúde e bem-estar, a cultura, o ambiente, o turismo, a coesão social e o setor primário, cada vez mais importante, o desporto e juventude, o associativismo e a mobilidade”.
O candidato destacou ainda os dados oficiais da Pordata que indicam “a inversão de uma tendência demográfica negativa acentuada nas últimas décadas”, ou seja, “há um crescimento e apesar de não ser significativo, 0,4%, é extremamente importante e revelador do trabalho que tem sido bem feito”.
Paulo Almeida, 45 anos, casado e pai de uma menina, é economista de formação.
Às eleições de 12 de outubro, à Câmara Municipal de Castro Daire, no distrito de Viseu, além do atual presidente, Paulo Almeida, candidata-se também Gonçalo Matos (PS), Vera Esteves (CDU) e Manuel Almeida Rocha (Chega).
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP alcançou 61,58%, com 5.811 votos, colocando no executivo municipal cinco mandatos, enquanto o PS colocou dois, com 28,66% do eleitorado e 2.704 votos, num ano em que votaram 9.436 dos 13.942 inscritos.