No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Sátão, eleito pelo PSD, quer conseguir um segundo mandato para realizar três grandes obras, disse hoje o próprio à agência Lusa.
“Tenho três grandes obras definidas e para as quais já comprei terrenos neste mandato que está agora a terminar. Foram aquisições no valor de, mais ao menos, um milhão de euros”, disse Alexandre Vaz.
Enquanto autarca, admitiu que foi “sempre muito rigoroso com as finanças, o que permitiu ter uma situação económica invejável, sem qualquer dívida e ainda ter em caixa alguns milhões de euros” que permitem agora “fazer uns investimentos importantes” para o concelho.
“Uma tem a ver com os transportes públicos, porque as pessoas queixam-se que não têm onde estar, apanham chuva e sol. Então, vamos fazer um terminal rodoviário, num local com história, numa antiga garagem da União de Sátão, de onde saiam os transportes antigamente”, realçou.
O candidato social-democrata reconheceu que “não é uma coisa muito grande, dará para estacionar dois autocarros, mas é sobretudo para as pessoas poderem estar num sítio digno, com sala de espera e comodidades e serviços”.
Depois, há também “um projeto para um multiusos do concelho” de Sátão, que “será construído naquele que vai ser o maior loteamento do município” e que fica numa das entradas da vila, perto da Estrada Nacional 229 (EN229).
“Vão ser 180 lotes, num total de 60 proprietários e já se chegou a acordo com todos. Temos a planta feita, tudo pago e a Câmara vai ficar com 34 desses lotes e vai fazer as infraestruturas desse loteamento numa perequação com os 60 donos”, contou.
Da área total, “a Câmara vai ficar ainda com 37 mil metros desse terreno para construir o multiusos, cuja planta já está a ser feita”.
“A terceira grande obra é para um terreno que a Câmara adquiriu há um ano, mesmo à saída da vila, para fazermos um parque urbano. Já temos a planta feita”, destacou.
Candidata-se a um segundo mandato consecutivo, mas já presidiu a Câmara entre 2005 e 2017. Nesse ano, ganhou, também pelo PSD, Paulo Santos, e Alexandre Vaz ficou vereador e vice-presidente.
Em 2021, Alexandre Vaz regressou à cadeira da presidência de Sátão, Câmara para onde entrou como vereador nos primeiros anos de 1980
Alexandre Vaz, 72 anos, casado, pais de três filhas e avô de outras três meninas, é natural da freguesia de Ferreira de Aves, Sátão, formou-se em medicina e “foi, precisamente, o trabalho de médico e o conhecimento no concelho que ajudou à vitória”.
Às eleições de 12 de outubro, à Câmara Municipal de Sátão, distrito de Viseu, além de o atual presidente Alexandre Vaz, candidata-se também António José Carvalho (PS), Ângela Bártolo (CDU) e Carlos Miguel (Chega).
Em 2021, o PSD elegeu quatro mandatos, com 48% do eleitorado (3.651 votos), enquanto o PS conquistou três lugares com 40,41% (3.074 votos). O Chega recebeu 483 votos (6,35%) e a CDU 156 (2,05%), num ano em que votaram 7.607 eleitores dos 12.767 inscritos.