No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Presidente da República tem agenda marcada para no dia 15 de outubro estar em Vouzela onde se assinalam os oito anos do grande incêndio que devastou o concelho em 2017. O município promove uma cerimónia de homenagem às vítimas, com cerimónias a decorrer em vários pontos do concelho.
As cerimónias têm início às 9h30, no Cemitério de Ventosa, com a deposição de coroas de flores, seguindo-se uma homenagem no Cemitério de Queirã, às 10h00. Mais tarde, pelas 10h45, decorrerá um momento evocativo junto ao monumento às vítimas, erguido junto ao Instituto Missionário Marista, em Vouzela, que contará com a participação do Chefe de Estado.
A manhã culmina com uma celebração eucarística na Igreja Matriz de Vouzela, presidida pelo bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, a partir das 11h00.
Promovida pela Câmara Municipal de Vouzela, em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a cerimónia tem como objetivo “honrar a memória das vítimas e reforçar o compromisso da comunidade, ainda profundamente presentes após a tragédia vivida em 2017”.
Em outubro de 2017, chegaram a estar ativos mais de 400 fogos que destruíram várias casas e indústrias e cortaram estradas. Só na região de Viseu, morreram mais de uma dezena de pessoas vítimas dos incêndios, afetando significativamente concelhos como os de Carregal do Sal, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela, onde morreram pelo seis pessoas.
Ao todo, nos incêndios, morreram 51 pessoas. Cerca de 70 tiveram ferimentos. Arderam mais de 220 mil hectares de terreno.