homenagem vítimas incêndios vouzela 2023
bernardo pessanha chega
bombos são martinho viseu
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
bernardo pessanha chega
fernnado ruas
Hélio Marta, IL
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
diogo-rocha-chef-vinhos_web
Home » Notícias » Diário » Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026

Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026

Tecnologia e investigação desenvolvida pela ALS (Tondela), no âmbito do consórcio SMARTgNOTICS, que junta entidades públicas e privadas portuguesas

pub
 Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026
03.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026
03.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
ALS, João Cotta, Josué Cravalho Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026

Um dispositivo que permite em tempo real identificar bactérias em humanos, animais ou no meio ambiente e saber qual é o antibiótico certo para as combaterfoi apresentado em Viseu, resultado do projeto Smart Gnostics, financiado pelas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que está a desenvolver tecnologias inovadoras neste área da saúde. 

O projeto reúne um consórcio de 11 entidades, liderado pela ALS Life Sciences Portugal, sediada em Tondela, integrando centros do sistema científico nacional, laboratórios de referência na saúde humana e animal e empresas privadas responsáveis tanto pela produção como pela futura adoção dos dispositivos criados.

O objetivo central disponibilizar ferramentas capazes de detetar bactérias resistentes, identificar genes de resistência presentes em diferentes ambientes e monitorizar resíduos de antibióticos em alimentos, animais, águas e efluentes industriais. “A abordagem segue a perspetiva one health (uma só saúde), unindo setores distintos para enfrentar um problema global comum”, explicou Josué Carvalho, durante a apresentação.

Segundo o coordenador do projeto, entre as soluções em desenvolvimento destaca-se um dispositivo para diagnóstico rápido de infeções urinárias. “Atualmente, a prescrição de antibióticos nestes casos é muitas vezes feita de forma empírica, sem confirmação laboratorial imediata, o que pode agravar resistências. A tecnologia do Smart Gnostics promete mudar este cenário, já que em menos de meia hora, será possível identificar a bactéria responsável e os genes de resistência presentes, permitindo ao médico prescrever o antibiótico mais eficaz”, descreveu .

Hoje, análises laboratoriais convencionais podem demorar entre 24 e 72 horas para fornecer esses resultados. Com o novo dispositivo, o diagnóstico será realizado em pouco tempo, representando uma mudança significativa para a prática clínica.

O projeto encontra-se na fase final de desenvolvimento e deverá iniciar ensaios clínicos no primeiro semestre de 2026, em colaboração com uma entidade de saúde parceira. Após esta etapa, está previsto o lançamento de uma versão inicial, destinada a aplicações veterinárias e de investigação. Em paralelo, prosseguirá o processo de certificação, necessário para a entrada na área da saúde humana.

Na sessão de abertura esteve presente Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR que destacou a importância das agendas mobilizadoras e os seus resultados para “demonstrar à população, à sociedade, a forma como os fundos, neste caso do PRR, estão a ser aplicados e estão a impactar a vida das pessoas”.

Antes, João Cotta, diretor-geral executivo Food, ALS, falou da “capacidade de agregação de vários intervenientes” que a partir de um território com menos vantagens desenvolve-se com inovação para o futuro. 

pub
 Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026

Outras notícias

pub
 Ensaios clínicos de dispositivo inovador que identifica bactérias em tempo real arrancam em 2026

Notícias relacionadas

Procurar