No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Viseu e recandidato do PSD ao cargo, Fernando Ruas, garantiu hoje que a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo não sairá do Hospital Psiquiátrico de Abraveses sem ter instalações garantidas.
Fernando Ruas visitou hoje o piso do Hospital Psiquiátrico de Abraveses onde está instalada a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), que tem 537 processos ativos e mais de cem casos em lista de espera.
Durante a visita, o social-democrata ouviu as preocupações dos responsáveis da APPDA relativamente ao futuro da sua sede, uma vez que os serviços de Psiquiatria e Saúde Mental irão passar para um novo edifício que está a ser construído junto ao Hospital São Teotónio.
Fernando Ruas comprometeu-se a, caso seja reeleito, entrar em negociações com ESTAMO – Participações Imobiliárias, S.A., que gere o património imobiliário do Estado e dos institutos públicos.
Segundo o autarca, em primeiro é preciso saber o que a ESTAMO pretende fazer com o edifício após a saída dos serviços de Psiquiatria e Saúde Mental, porque não gostaria de o ver abandonado.
“Não vamos deixar que isso aconteça, mas é todo um processo negocial. Por isso é que eu digo que é importante este alinhamento de alguém que possa ser considerado como um interlocutor, que tenha algum peso” para negociar, frisou.
Fernando Ruas quer que não haja qualquer intervenção no edifício sem que esteja assegurada a resolução do problema das instalações APPDA.
“Eu, nas atuais situações, posso-lhe dar esta garantia, sob pena até de tomar algumas posições mais drásticas. Presumo que não seja necessário chegar a esse limite”, acrescentou.
Fernando Ruas foi presidente da Câmara de Viseu durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou nas últimas eleições autárquicas.
Além de Fernando Ruas, são candidatos à presidência da Câmara de Viseu, nas eleições autárquicas de domingo, João Azevedo (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), Leonel Ferreira (CDU), Bernardo Pessanha (Chega), Hélio Marta (IL) e Paulo Quintão (ADN).
Em 2021, Fernando Ruas obteve 46,68% dos votos, que se traduziram em cinco mandatos, menos um do que em 2017. O PS, com uma lista encabeçada por João Azevedo, obteve 38,26% dos votos, ficando com quatro mandatos. O Chega foi o terceiro partido mais votado (2,95%), seguido da IL (2,20%), do CDS-PP (2,02%), do BE (2,01%), do PAN (1,26%) e da CDU (1,17%).