No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que, no âmbito da empreitada de duplicação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Coimbra e Viseu, e especificamente no troço Santa Comba Dão/Viseu, vão acontecer condicionamentos de tráfego a partir do dia 13 de outubro e por um período estimado de seis a sete semanas.
O trânsito será cortado em três vias municipais: na EM1528, junto à passagem inferior que dá acesso à Zona Industrial da Adiça; na Rua Soalheiro, junto à passagem superior que permite o acesso à localidade de Sabugosa; e na EM1571, nas imediações da passagem superior que liga à Póvoa do Arcediago.
Estes cortes têm como objetivo permitir o alargamento de duas passagens superiores e de uma passagem inferior. Para minimizar os impactos na circulação, a IP assegura que serão implementados percursos alternativos devidamente sinalizados, de modo a garantir o desvio do trânsito em condições de segurança.
Em continuidade com as intervenções de alargamento da plataforma e pavimentação, a partir de 15 de outubro, e por um período aproximado de três meses, será também necessário suprimir a berma e a via direita do IP3 em dois troços: no sentido Coimbra–Viseu, entre os quilómetros 94 e 96; e no sentido Viseu–Coimbra, entre os quilómetros 111 e 113.
A Infraestruturas de Portugal apela à compreensão dos utentes pelos incómodos que estas restrições possam provocar, sublinhando que os trabalhos em curso visam melhorar as condições de segurança e conforto de todos os utilizadores.
A empreitada de duplicação e requalificação do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu representa um investimento de cerca de 103 milhões de euros e contempla a duplicação da atual plataforma ao longo de 27,5 quilómetros. O objetivo é aumentar a capacidade da via, melhorar os níveis de segurança rodoviária e reduzir os tempos de deslocação entre as duas cidades. O troço em intervenção estende-se entre o quilómetro 90,200, a norte do Nó de Vila Pouca, e o quilómetro 117,722, junto à passagem superior de ligação à A25/IP5, atravessando os concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu.
Entre as principais intervenções estão o alargamento da plataforma rodoviária para perfil de 2×2 vias, a retificação e melhoria do traçado, o reforço estrutural e funcional do pavimento, a melhoria das ligações à rede viária local e o reforço da sinalização e dos equipamentos de segurança.
No âmbito deste projeto, a IP já concluiu a requalificação do troço compreendido entre o Nó de Penacova (km 59) e a ponte sobre o rio Dão (km 75,160).