policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

O famoso ‘cavaquistão’ finalmente cai e, pela primeira vez em 50 anos, poder governar aquela Câmara é, para nós, um motivo de grande alegria”, disse Armando Mourisco

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

O presidente da Distrital de Viseu do PS, Armando Mourisco, disse hoje à agência Lusa que conquistar a capital do distrito é uma das “grandes vitórias” a nível nacional do partido.

“[A capital de distrito, Viseu], é, de facto, a grande vitória, não só ao nível do distrito. A nível nacional, é uma das grandes vitórias da noite. O famoso ‘cavaquistão’ finalmente cai e, pela primeira vez em 50 anos, poder governar aquela Câmara é, para nós, um motivo de grande alegria”, reagiu.

O líder da distrital do PS falou a propósito das eleições de domingo e num dia em que o partido ainda está a “olhar bem para os números, para perceber o que se passou” nas Câmaras, Assembleias Municipais e Freguesias.

Numa primeira análise, disse que podia fazer um “balanço francamente positivo”, uma vez que perderam duas Câmaras para o PSD (Santa Comba Dão e Resende), mas recuperaram duas aos sociais-democratas (Tabuaço e Penedono).

“E ganhámos Viseu, que justifica, de facto, estarmos satisfeitos com o resultado autárquico, porque Viseu, capital de distrito, Viseu que sempre foi ligada ao PSD, à direita, que nós nunca governámos em mais de 50 anos de democracia, é um ganho assinalável”, reforçou.

Armando Mourisco destacou que o candidato socialista eleito à Câmara de Viseu, João Azevedo, “fez um grande trabalho” e, agora, o partido espera “que faça um grande resultado” no município.

O líder da distrital assumiu ainda que os socialistas ficaram “francamente satisfeitos” com os resultados eleitorais, “apesar de a ambição ser maior”, mas, tendo em conta as “circunstâncias políticas difíceis” do PS, depois de uma derrota nas legislativas, e do “crescimento da força do Chega”, o resultado “é muito positivo”.

“[O Chega] era um fenómeno que, agora nas autárquicas, não conseguíamos fazer uma interpretação ainda devida. Afinal, o povo deu o voto de revolta para as legislativas, mas não para as autárquicas e continua a confiar nos socialistas e nos sociais-democratas, o que é um bom sinal para a democracia”, realçou.

No domingo, o PS conquistou na Câmara de Viseu quatro mandatos com 24.095 votos (42,28%); o PSD também alcançou quatro eleitos com 23.296 (40,88%); e o Chega elegeu um com 4.859 (8,53%).

No distrito de Viseu, o PSD venceu em 13 municípios e o PS em 11, mantendo-se no poder os mesmos partidos políticos que em 2021, com exceção em cinco dos 24 concelhos.

Viseu, agora PS, Penedono (do PSD para o PS) e Tabuaço (do PSD/CDS-PP para o PS). O PS perdeu Resende para a coligação PSD/CDS-PP e Santa Comba Dão para a coligação PSD/IL.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar