APCVD
vitoria ps13
lamego meta
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

O famoso ‘cavaquistão’ finalmente cai e, pela primeira vez em 50 anos, poder governar aquela Câmara é, para nós, um motivo de grande alegria”, disse Armando Mourisco

 Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional
13.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional
13.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

O presidente da Distrital de Viseu do PS, Armando Mourisco, disse hoje à agência Lusa que conquistar a capital do distrito é uma das “grandes vitórias” a nível nacional do partido.

“[A capital de distrito, Viseu], é, de facto, a grande vitória, não só ao nível do distrito. A nível nacional, é uma das grandes vitórias da noite. O famoso ‘cavaquistão’ finalmente cai e, pela primeira vez em 50 anos, poder governar aquela Câmara é, para nós, um motivo de grande alegria”, reagiu.

O líder da distrital do PS falou a propósito das eleições de domingo e num dia em que o partido ainda está a “olhar bem para os números, para perceber o que se passou” nas Câmaras, Assembleias Municipais e Freguesias.

Numa primeira análise, disse que podia fazer um “balanço francamente positivo”, uma vez que perderam duas Câmaras para o PSD (Santa Comba Dão e Resende), mas recuperaram duas aos sociais-democratas (Tabuaço e Penedono).

“E ganhámos Viseu, que justifica, de facto, estarmos satisfeitos com o resultado autárquico, porque Viseu, capital de distrito, Viseu que sempre foi ligada ao PSD, à direita, que nós nunca governámos em mais de 50 anos de democracia, é um ganho assinalável”, reforçou.

Armando Mourisco destacou que o candidato socialista eleito à Câmara de Viseu, João Azevedo, “fez um grande trabalho” e, agora, o partido espera “que faça um grande resultado” no município.

O líder da distrital assumiu ainda que os socialistas ficaram “francamente satisfeitos” com os resultados eleitorais, “apesar de a ambição ser maior”, mas, tendo em conta as “circunstâncias políticas difíceis” do PS, depois de uma derrota nas legislativas, e do “crescimento da força do Chega”, o resultado “é muito positivo”.

“[O Chega] era um fenómeno que, agora nas autárquicas, não conseguíamos fazer uma interpretação ainda devida. Afinal, o povo deu o voto de revolta para as legislativas, mas não para as autárquicas e continua a confiar nos socialistas e nos sociais-democratas, o que é um bom sinal para a democracia”, realçou.

No domingo, o PS conquistou na Câmara de Viseu quatro mandatos com 24.095 votos (42,28%); o PSD também alcançou quatro eleitos com 23.296 (40,88%); e o Chega elegeu um com 4.859 (8,53%).

No distrito de Viseu, o PSD venceu em 13 municípios e o PS em 11, mantendo-se no poder os mesmos partidos políticos que em 2021, com exceção em cinco dos 24 concelhos.

Viseu, agora PS, Penedono (do PSD para o PS) e Tabuaço (do PSD/CDS-PP para o PS). O PS perdeu Resende para a coligação PSD/CDS-PP e Santa Comba Dão para a coligação PSD/IL.

pub
 Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

Outras notícias

pub
 Distrital do PS diz que conquista de Viseu é uma das “grandes vitórias” a nível nacional

Notícias relacionadas

Procurar