sonia numão penedono
vistacurta2023
Carlos Santiago
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto

Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto

Congresso promovido pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) começa esta terça-feira

 Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto
13.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto
13.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto

A terceira edição do S4Congress | Safety, Security and Service at Sports Events, promovido pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), começa esta terça-feira em Viseu, na aula magna do Instituto Politécnico. O congresso, que decorre até quarta-feira, constitui um espaço de encontro e partilha de boas práticas nacionais e internacionais sobre segurança e hospitalidade em espetáculos desportivos.

Desde a sua criação, em 2023, o S4Congress já reuniu mais de dois mil participantes de 14 países, afirmando-se como uma referência internacional no debate sobre a segurança no desporto.

Segundo o presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro, o congresso constitui “um espaço consolidado de reflexão internacional que promove eventos desportivos mais seguros, inclusivos e acolhedores, assentes numa rede de colaboração multi-institucional”.

Nesta terceira edição, o evento contará com representantes de entidades como o Conselho da Europa, as Nações Unidas, a FIFA e a UEFA, que apresentará em Portugal uma Masterclass sobre pirotecnia.

O primeiro dia de trabalhos inicia-se às 10h30 com a sessão de abertura, seguindo-se, pelas 11h30, o painel “Mundial de Clubes da FIFA 2025 – Desafios e Lições”, que reunirá responsáveis de segurança da FIFA e diretores do FC Porto e do SL Benfica.

Durante a tarde, o congresso prossegue com três debates: “Gerir a Complexidade: Grandes Palcos, Grandes Desafios”(14h00), com especialistas ligados ao UEFA Euro 2028; “Estádios Acolhedores, Eventos Mais Seguros” (15h00), dedicado a boas práticas de inclusão e hospitalidade; e “Superar Limites, Construir Pontes” (16h30), com representantes da Liga Portugal, da Fundação do Futebol e das Nações Unidas. O primeiro dia termina com a sessão “Conversa com Campeões” (17h30), protagonizada por Emanuel Silva, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.

O segundo dia, 15 de outubro, começa com a mesa-redonda “Bastidores da Taça de Portugal 2025 – Caso de Estudo”, com contributos da Federação Portuguesa de Futebol, PSP, INEM e consultores de segurança. Seguem-se o debate “Bancada Mediática” (10h30), com diretores dos jornais O Jogo e Record, e a sessão “À Conversa com…” (11h45), com Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Ainda durante a manhã, será entregue a Distinção de Mérito APCVD (12h15), encerrando-se o congresso às 12h30. A tarde será dedicada à Masterclass UEFA sobre Pirotecnia.

À semelhança das edições anteriores, o S4Congress reunirá gestores e coordenadores de segurança, técnicos municipais de desporto, assistentes de recintos desportivos, forças de segurança e outros profissionais ligados ao planeamento e gestão da segurança em eventos desportivos.

pub
 Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto

Outras notícias

pub
 Dois dias em Viseu para ver, ouvir e aprender sobre segurança no desporto

Notícias relacionadas

Procurar